Orquestra Indígena Teko Arandú é homenageada pelo vereador Wezer Lucarelli

09/08/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 2423

Compartilhe:

Na segunda Sessão Legislativa do 2º semestre de 2023 realizada na noite de terça-feira (08) no Plenário Estevão Alves Corrêa o vereador Wezer Lucarelli apresentou nos expressos termos do § 1º, do art. 168 e do dispositivo no inciso VI, do Regimento Interno, Moção de Aplausos à “Orquestra Indígena Teko Arandú” representada pela senhora Maria Cristina Pacheco. A orquestra foi idealizada pelo Instituto Ressoarte (Instituto de Arte Cultura e Desenvolvimento).

Na oportunidade, o vereador Wezer Lucarelli, líder do prefeito Odilon Ribeiro no Poder Legislativo, enfatizou que o Instituto de Arte de Cultura “RESSOARTE” é uma organização não governamental de Anastácio – Mato Grosso do Sul que atua nas interfaces da arte, cultura, educação, formação profissional e tecnológica e geração de renda como mecanismos de desenvolvimento local. “O projeto oferece aos alunos da rede pública de ensino e de comunidades carentes oficinas continuadas de música instrumental, balé, capoeira, informática, dentre outras atividades, contribuindo diretamente e positivamente no processo de educação integral de crianças e adolescentes”, explicou o parlamentar.  

A Orquestra Indígena Teko Arandú cuja tradução é “modo sábio de viver”, foi fundada no ano de 2013 pelo Instituto de Arte Cultura e Desenvolvimento – Ressoarte, com mais de 500 (quinhentos) alunos formados ao longo do tempo, indígenas e não indígenas das cidades de Anastácio e Aquidauana. 

No ano de 2021, o projeto recebeu forças e conquistou apoio para sua reestruturação e ampliação, através de um chamamento público do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo informações do vereador Wezer Lucarelli, o Instituto Ressoarte tem como presidente Maria Cristina Pacheco, mestra indígena da etnia terena, que há mais de 30 (trinta) anos, fomenta o desenvolvimento cultural na região. 

O projeto tem como coordenador e articulador territorial Alessandro Cintra, maestro Vitor Junior Pacheco, e a concepção do professor e pesquisador Dr. Adriano Castro, além do apoio administrativo de Caroline Pereira Mendes. O projeto Ressoarte terá o apoio do Criança Esperança. “Foram ao todo 101 (cento e um) projetos selecionados em 2023, sendo que o Ressoarte foi aprovado no certame recebendo a confirmação de apoio financeiro ao vivo durante apresentação no último dia 06 no Domingão do Huck. O fato foi comunicado pelo apresentador Luciano Huck”.

É de suma importância enaltecer o referido projeto, não por somente levar nossas cidades em rede nacional, mas por fazer nossa terra querida ser reconhecida nacionalmente pelos nossos primórdios culturais povos indígenas. “Deste   modo, em reconhecimento ao importante papel que esta instituição exerce na sociedade, devido ao envolvimento e empenho em empreender sonhos e salvar vidas, por meio dos projetos sociais que atendem a população, esta Casa de Leis faz justa homenagem através desta Moção de Aplausos, que reconhece os bons préstimos da Orquestra Indígena Teko Arandú, projeto idealizado pelo Instituto de Arte de Cultura “RESSOARTE”.

A Moção de Aplauso foi submetida a votação em plenário e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão Legislativa, desta terça-feira (08).