Vereador reivindica recursos para aquisição de aparelho de Ressonância Magnética

26/05/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 2582

Compartilhe:

Investimento é de 1,5 milhão

Na Sessão legislativa realizada na ultima terça-feira (23) no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana, o vereador Valter Neves (PSD) encaminhou ao deputado federal Geraldo Resende reivindicação através de oficio visando a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 1.500.000,00 (Um milhão e quinhentos mil reais) para aquisição de um equipamento de Ressonância Magnética Campo Aberto para atender o município de Aquidauana e pacientes das cidades da microrregião. 

Valter Neves frisou que a solicitação se deve ao fato de que Aquidauana é município sede da microrregião de Aquidauana, prestando atendimento de saúde aos pacientes dos municípios de Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Nioaque, Bodoquena, Miranda e Aquidauana.

Usuários do sistema SUS se deslocam diariamente para o município de Aquidauana em busca de atendimento médico; gerando um grande fluxo de pacientes, e como a demanda tem aumentado muito na  região,  a instalação do equipamento de Ressonância Magnética em Aquidauana , suprirá a necessidade daqueles que atualmente precisam se deslocar até Campo Grande para realizar o referido exame.


Na maioria das vezes o paciente além de perder o dia de trabalho, precisam viajar em jejum e gastam com combustível, além de outras despesas. “Sem contar aqueles que não possuem condições para o deslocamento”, frisa Valter Neves.


A instalação do equipamento de ressonância em Aquidauana ajuda a descentralizar e amenizar as filas de espera para esse atendimento. “Nossa reivindicação atende ao apelos dos usuários do SUS da região, pois existe uma grande demanda de usuários que necessitam realizar Ressonância Magnética para diagnóstico da Esclerose Múltipla; Tumor Cerebral; Infecções nas Articulações; Tendinite e Derrames no Estágio Inicial, entre outros”.

 O pedido específico de Ressonância Magnética de Campo Aberto,  se dá por ser  diferente do convencional. É realizado em uma máquina com as extremidades livres, o que diminui a sensação de pânico em pacientes sensíveis, crianças e idosos. 

No método tradicional de Ressonância Magnética, a máquina utilizada para o procedimento pode gerar certa resistência a alguns pacientes, por se tratar de uma espécie de túnel em que se deve entrar e permanecer imóvel por cerca de 15 minutos a 1 hora.  “Diante do exposto, e sabedores de que o deputado federal Geraldo Resende tem tido um olhar moderno, arrojado e sobretudo de avanço na área da saúde, aguardamos o atendimento do nosso pedido, que muito contribuirá para a melhoria da qualidade de atendimento aos usuários do sistema de saúde da região”, finalizou o vereador Valter Neves (PSD).