Neves pede fiscalização na área de limpeza da ESF José Vória na Sta Terezinha

12/05/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 1142

Compartilhe:

O pedido de fiscalização na área de limpeza da unidade ESF (Estratégia de Saúde da Família) José Vória, localizada na Vila Santa Terezinha, município de Aquidauana, foi feto pelo vereador Valter Neves (PSD) à secretária municipal de Saúde, Patrícia Panachuk, com cópia ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) por meio de Indicação apresentada em plenário.

Conforme justificativa do parlamentar, usuários de saúde dessa região estão alarmados com a enorme quantidade de fezes de pombos, que têm sua origem na própria unidade daquele local.

Segundo explica o vereador, está existindo uma proliferação dessas aves naquele local, cujos  lugares preferidos para construir seus ninhos estão localizados no acabamento do telhado e caixas de ar-condicionado.

Inclusive, acrescenta,  o responsável pelo setor de Endemias já encaminhou projeto à Secretária de Saúde e Saneamento, no qual sugere algumas adaptações na estrutura física do prédio para tentar amenizar a presença dos pombos naquele lugar, pois os produtos químicos que são utilizados  não os combate.

Para ele, a preocupação maior em afastar os pombos do local são as doenças transmitidas pelas aves aos seres humano, causadas por fezes.  

“Os fungos são desenvolvidos nas fezes da pomba e pode ser fatal ao ser humano, pois causa meningite e infecção nos pulmões, podendo levar à óbito”, adverte.

Na unidade  ESF José Vória, ele alerta que o piso onde os usuários transitam e os bancos utilizados para sentar e aguardar atendimento, estão diariamente cheios de fezes de pombos, fato  que coloca em risco a saúde dos usuários, tornando insalubre o ambiente.

Por essas razões, Valter Neves reitera o pedido com urgência sobre  a manutenção e limpeza do local em relação às fezes das aves, como também, a melhor forma de realizar a adaptação da estrutura física do ESF, para que as pombas não encontrem ambiente para proliferação.