Humberto Torres homenageia equipe da Escola Antônio Salustio Areias

10/05/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 2087

Compartilhe:

Na Sessão Legislativa de ontem, terça-feira, (09) o vereador Humberto Torres nos expressos termos do Art. 168, §1º, inciso VI do Regimento Interno, apresentou Moção de Aplauso a comunidade escolar e dirigentes da Escola Estadual professor Antônio Salustio Areias pela implantação bem sucedida do projeto Hortal Escolar.


Em sua justificativa Humberto Torres explica que o projeto Horta Escolar implantado na Escola Estadual Prof. Antônio Salustio Areias, nasceu de um Projeto de Lei de sua autoria aprovado pela Câmara de Vereadores de Aquidauana.


Segundo o vereador Humberto Torres é importante destacar o esforço do Diretor Marcelo da Silva Duarte e todo o corpo docente da Escola, com a colaboração do Prof. Dr. Adriano da Silva Lopes em sua área de atuação. 

Com ênfase em Engenharia de Água e Solo - Manejo de Irrigação do curso de Agronomia da UEMS, os alunos executaram o projeto de irrigação da horta.

Outra pessoa que foi “peça” fundamental para a realização e implantação da horta, foi Elenir Bento da Silva Filho, conhecido como “Seu Bento” que aceitou ser voluntário e com sua experiência conseguiu organizar e estruturar o projeto Horta Escolar.

Uma horta na escola oferece primeiramente um ótimo recurso didático. 

Através da horta é possível trabalhar a realidade e aproximar os alunos de questões que fazem parte do meio social e econômico. 

O contato do estudante com a terra, as plantas e hortaliças possibilita estreitar a sua relação com a natureza e contribuir para a conscientização sobre os impactos das suas ações no meio de sua convivência escolar.  “Através da teoria transmitida em sala de aula pelo docente, faz com que os alunos relacionem o aprendizado com a prática, sendo assim, a prática torna o aprendizado muito mais eficaz”, destaca o vereador Humberto Torres.

Um dos objetivos do projeto é trazer ao aluno um maior senso de responsabilidade e compromisso, pois eles devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio e colheita. 

Os professores por sua vez, auxiliam os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar junto com os componentes curriculares.

Diante das justificativas, o vereador Humberto Torres parabenizou o diretor Marcelo da Silva Duarte, o senhor Elenir Bento da Silva Filho, o prof. Dr. Adriano da Silva Lopes e todo corpo docente da Escola Estadual Profº Antônio Salustio Areias pela implantação do Projeto Horta Escolar.


A Moção de Aplauso foi submetida a discussão e votação, sendo aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão Legislativa. Em seguida a Moção de Aplauso foi entregue aos homenageados.