Poder Legislativo debate ações de segurança nas escolas de Aquidauana

14/04/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 2781

Compartilhe:

Na ultima quarta-feira (12) o vereador Nilson Pontim (MDB) atual presidente da Câmara Municipal de Aquidauana participou de uma importante reunião para elencar providências a serem tomadas visando garantir a segurança de crianças e adolescentes nas escolas do Município ao lado dos vereadores Reinaldo Kastanha (Vice-presidente), Humberto Torres (1º secretário), professor Clériton Alvarenga (2º secretário), Anderson Meireles, Sargento Cruz, Chico Tavares, Everton Romero, Marquinhos Taxista, Sebastiãozinho do Tabôco, Tião Melo e Valter Neves.

A imprensa o vereador Nilson Pontim confirmou que os últimos acontecimentos em escolas do Brasil é preocupante e se faz necessário união de todos pela prevenção. “Medidas de segurança precisam ser incrementadas a curto prazo para garantir a integridade física de alunos e trabalhadores da Educação, além de conter trotes e propagação de fake News que estão aterrorizando as famílias”. Ressaltou o parlamentar Nilson Pontim.

Prefeitos, vereadores, secretários, diretores e professores estão recebendo mensagens de pais que se preocupam com os últimos fatos ocorridos no Brasil. “Pessoas de má índole se aproveitam dos fatos para causar pânico com a propagação de noticias falsas”,  explicou o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro.

Além do presidente da Câmara Nilson Pontim, vereadores e do prefeito Odilon Ribeiro participaram da reunião diretores das escolas municipais e particulares de Aquidauana, secretários municipais, a primeira-dama Maria Eliza Ribeiro, comandante do 7º BPM – Tenente Coronel PM Guilherme Dantas Lopes, promotores Dr. Jean Carlos Piloneto e Drª Angélica de Andrade, juíza de direito da Comarca de Aquidauana Drª Kelly Gaspar e os delegados Dr. Amylcar Romero, (Delegado Regional de Policia Civil em Aquidauana e a Drª Isabelle Sentinello (Titular da DAM) e o Dr. Ronaldo Jacob (Delegado do 1º DP de Aquidauana.

Decisões foram tomadas para fortalecer as atividades preventivas nas escolas e também o monitoramento das redes sociais. “Alguns casos de ameaças já foram identificados e os envolvidos vão responder pelos delitos”, explicou o vereador Nilson Pontim.

Publicar e compartilhar notícias falsas (Fake News) é crime e inclusive pode culminar com a prisão dos envolvidos.

As equipes de inteligência das polícias Civil e Militar qualificadas e capacitadas estão diuturnamente a postos para trabalhar na identificação de postagens, trotes, denúncias e possíveis ameaças às escolas e CMEIS no município, com intercâmbio de informações entre as policiais, buscando prevenir e antecipar aos fatos.

O patrulhamento e as rondas escolares já estão intensificados, inclusive, com a entrada e circulação de policiais dentro das unidades escolares, principalmente, para que a comunidade escolar e, especificamente, àqueles que queiram causar tumulto, ameaças e falsas denúncias vejam que a polícia está atenta, apta e pronta para agir.

Um dos pontos em destaque discutidos pelas autoridades na reunião é a necessidade urgente de os pais e familiares dos alunos ajudarem os professores e as forças de segurança pública no dia a dia. É preciso que os pais vistoriem os materiais escolares dos seus filhos, conversem com eles orientando sobre a segurança e para não se envolverem em “pegadinhas”, “jogos” e “trotes” que possam causar tumulto ou incentivar a violência.

Todos os cidadãos e profissionais nas escolas podem e devem denunciar à polícia situações suspeitas de ameaças e ataques.

Além do telefone 190 da Polícia Militar, em Aquidauana, também podem denunciar via whatsapp para Polícia Civil no (67) 99125-1566. Todas as denúncias serão mantidas sob sigilo.

Da redação com informações Agecom