Cruz homenageia Agentes de Saúde que foram destaques no livro Caminhos da Saúde

30/03/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 2992

Compartilhe:

Na noite de terça-feira, 28, o vereador Gilberto Cruz (MDB) apresentou nos expressos termos do § 1º, do art. 168 e do dispositivo no inciso VI, do Regimento Interno, seja encaminhada Moção de Aplausos para as senhoras Tereza de Souza Franco e Nicélia Gomes Cozer, Agentes Comunitárias de Saúde da Vila Pinheiro, que tiveram suas histórias de vida publicadas no Livro “Caminhos da Saúde”, representando assim, Aquidauana no cenário nacional.

Segundo publicação no Livro “Caminhos da Saúde” editado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Johnson & Johnson existem espalhados pelo Brasil mais de 265 mil Agentes Comunitários de Saúde que tem como tarefas principais, disseminar informações para prevenir doenças, monitorar a saúde das famílias, checar se as vacinas estão em dia, encaminhar gestantes para o pré-natal, entre outras atribuições.

Segundo justificativa do vereador sargento Cruz entre as muitas histórias publicadas, em especial, 02 (duas) heroínas representam os Agentes Comunitários de Saúde município de Aquidauana-MS, sendo elas Tereza de Souza Franco e Nicélia Gomes Cozer.

Tereza de Souza Franco - nascida em Nioaque – MS, veio para Aquidauana aos 5 anos, trabalhou de babá, camareira de hotel, rodou o Brasil com seu ex-marido montando barracas de comida em parques de exposições e festas de peão, até voltar para Aquidauana, construir sua casa e ajudar criar o bairro que hoje é conhecido por vila pinheiro.
Em 1996, no primeiro concurso feito na região, passou e foi empossada “Agente Comunitária de Saúde”, e começo então uma trajetória de sucesso dessa mulher educada, atenciosa, prestativa e principalmente empenhada em atender bem e resolver os problemas/dificuldades das famílias sob sua responsabilidade, sem deixar de lado seu jeito doce e emotivo, contribuindo para o bem estar de todas as pessoas da grande “Vila Pinheiro”. 

Tereza ou simplesmente “Tereza da Pinheiro” como é carinhosamente conhecida, diz que ama demais seu trabalho, e que durante esses 27 anos de serviços intensos, criou laços profundos na sua comunidade, é recebida sem cerimonias em suas visitas. Durante sua carreira acompanhou várias histórias familiares, sempre atuando junto a Prefeitura de Aquidauana e Secretaria de Saúde para resolver problemas das famílias que atende, o que faz com prazer.

Nicélia Gomes Cozer – Célia como é conhecida pelos amigos, formada em Recursos Humanos trabalhou durante anos na comodidade de ambientes fechados e refrigerados no município de Aquidauana, então se candidatou para sua primeira experiencia como Agente Comunitária de Saúde em uma região carente, bairro Guanandy, com uma população ribeirinha que sofriam horrores em períodos de enchentes, começou atendendo 120 famílias, em sua maioria de pescadores. “Foi uma delícia, me realizei, pois os trabalhos tem muita semelhança com Assistente Social, eu sempre quis fazer isso, foi amor à primeira vista”, disse Célia.

Já trabalhando na Vila Pinheiro, sempre prestativa e preocupada em atender bem as famílias necessitadas, de maneira incansável arrecadava de quem tinha e podia doar, para distribuir a quem precisava, atendia cerca de 137 famílias. 

Nunca deixou de atender seus pacientes, o envolvimento extravasava para as relações pessoais com facilidade, mas a dedicação cobra a conta, ela atendia pacientes pelo celular a qualquer hora do dia, pois queria resolver os problemas na hora. Com isso, foi diagnosticada com estresse pós-traumático e foi orientada a deixar os trabalhos fora da vida pessoal e desligar o celular a noite, para então relaxar. “Estou tentando, mas é difícil, “brinca.

Ao apresentar a Moção de Aplauso, o vereador sargento Cruz enfatizou que tais profissionais se destacam pela vocação do bem e pelo esforço desenvolvendo há anos, um serviço social em prol as famílias que mais necessitam de ajuda dentro do nosso município, missão extremamente árdua e, ao mesmo tempo, gratificante. “Conhecedor dos relevantes serviços prestados pelas nossas homenageadas, que são exemplos de dedicação, dignidade e humanidade, com grande destaque em sua busca incessante de melhorias na qualidade dos serviços públicos, em especial nas atividades do Agente Comunitário de Saúde, é que faço questão de destacá-las como profissionais exemplares, características imprescindíveis àqueles que trabalham em contato direto com o público”, enfatizou Cruz.

Através da moção aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão Legislativa a Casa de Leis reconhece e parabeniza as senhoras Tereza de Souza e Nicélia Gomes Cozer, Agentes Comunitárias de Saúde, que com muito orgulho representam o município de Aquidauana, com suas histórias publicadas no livro “Caminhos da Saúde” mostrando para todo Brasil a qualidade do serviço público desenvolvido por elas, com  competência, dedicação, dignidade e força de vontade. “Em nome delas cumprimento todos os Agentes Comunitários de Saúde do município de Aquidauana e entendo ser justa a homenagem desta Câmara municipal, externando nossos sentimentos de gratidão, por tão bem representar Aquidauana no cenário nacional. “O segredo do sucesso está sempre nas pessoas e na qualidade do trabalho delas”, ressaltou o parlamentar.

As queridas “TE” e “CELIA” ora homenageadas e suas digníssimas famílias, “desejo saúde e vida longa, bem como sucesso em todos seus afazeres, que seus trabalhos sirvam de exemplo e inspiração, que possamos colher bons frutos e que Deus na sua infinita bondade continue abençoando e guiando vossos passos”, finalizou.

Após a votação a Moção de Aplauso foi entregue a Nicélia Gomes Cozer que compareceu a Sessão Legislativa acompanhada de familiares. Tereza de Souza Franco receberá a Moção de Aplauso por correspondência.