Sargento Cruz homenageia equipe que realizou parto durante remoção de gestante

08/02/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 3139

Compartilhe:

O vereador Sargento Cruz, apresentou na Sessão Legislativa realizada na noite de ontem, (07), no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana Moção de Aplauso nos expressos termos do § 1º, do art. 168 e do dispositivo no inciso VI, do Regimento Interno como reconhecimento ao trabalho desenvolvido por uma equipe médica do Hospital Regional Estácio Muniz.

A equipe em questão realizou um parto na BR 262 dentro da Ambulância UTI Móvel da Central de Ambulância da Secretaria de Saúde de Aquidauana durante transferência de gestante para um hospital de Campo Grande, por se tratar de uma gravidez de risco. 

Em sua justificativa, o vereador Sargento Cruz (MDB) explicou que o médico Dr. Elizeu Caldas, a enfermeira obstetra Andressa Nonato, além do condutor da ambulância Edson Constante foram surpreendidos pela paciente que entrou em trabalho parto durante a remoção na tarde da última quinta-feira (02).

A gestante Denise Farias, que chegou ao Hospital Regional Estácio Muniz sentindo dores, evoluiu para parto prematuro, o que mobilizou a equipe. 

Por estar com 35 semanas ainda, de imediato, o médico obstetra plantonista da Maternidade Thiago Palmeira, solicitou transferência via Central de Regulação, para hospital de referência em Campo Grande, onde a criança pudesse receber após o parto, suporte em UTI Neonatal, caso fosse necessário.

A gestante, acompanhada pelo médico Dr. Eliseu Caldas e pela enfermeira obstetra Andressa Nonato, foi transportada vaga zero; em UTI Móvel com todo suporte para urgência e emergência, tendo como condutor o motorista Edson Constante.

Cruz ressaltou que na BR 262, próximo ao Posto Correntes (Redondo), a mãe começou a passar mal e entrou em trabalho de parto, algo complexo, já que se tratava de um parto prematuro. “Sem perder tempo e com muita eficiência, o médico Eliseu Caldas e a enfermeira Andressa Nonato realizaram o parto normal no interior da ambulância”, destacou o parlamentar.  

Por se tratar de um parto prematuro e de risco, o bebê nasceu pálido, cianótico e com respiração irregular. 

A equipe então iniciou manobra de emergência, oportunidade em que o recém-nascido foi aquecido e submetido a ventilação com pressão positiva (VPP), melhorando os parâmetros.

Após o parto, a equipe prosseguiu viagem, com calma, tranquilidade e segurança, graças a experiência do motorista   Edson Constante.

O vereador Sargento Cruz explicou durante a apresentação da Moção de Aplauso, que a enfermeira obstetra Andressa, mesmo com toda sua experiência, já que esteve à frente da maternidade da Unidade Hospitalar, disse que ficou extremamente emocionada em conseguir conduzir a situação junto com o médico Dr. Eliseu e entregar mãe e filho estabilizados no Hospital Universitário da UFMS em Campo Grande. 

A irmã da paciente que estava com a equipe pode ver seu sobrinho vindo ao mundo pelas mãos dos profissionais homenageados através da aprovação por unanimidade desta moção que reconhece a ação que salvou a vida da mãe e do bebê.
 
Por mais experiência que a equipe tenha, é sempre uma experiência única, em uma hora tão delicada e importante como essa, seja para mãe, quanto para seus familiares, já que a hora do parto é um momento que gera grande expectativa.

O Poder Legislativo de Aquidauana reconhece o trabalho desses profissionais formada por médico, enfermeiro e condutor socorrista no transporte de pacientes, evitando em muitos casos o agravamento do quadro de saúde e salvando vidas. “Parabenizo a equipe pelo excelente e relevantes serviços prestados à população de Aquidauana com competência, zelo, dedicação, dignidade e força de vontade”, enfatizou o Sargento Cruz que considera justa a homenagem da Câmara Municipal, a esta equipe, externando sentimentos de gratidão.

Aos integrantes dessa valorosa equipe de trabalhadores e suas digníssimas famílias, se deseja saúde e vida longa, bem como sucesso em todos seus afazeres e que Deus na sua infinita bondade continue abençoando e guiando seus passos.

Após a aprovação da Moção de Aplauso o documento foi entregue aos homenageados pelo Sargento Cruz na presença do chefe da Central de Ambulância Henrique Melo acompanhado dos demais parlamentares.