Sebastiãozinho pede extensão do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural

15/12/2022 - Por: ASCOM - Iramar Ferreira - MTB.804/MS - Visitas: 134

Compartilhe:

O pedido para se estender o Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural destinado a atender os trabalhadores e produtores rurais da Fazenda Primavera, localizada no município de Aquidauana, foi feito pelo vereador Sebastiãozinho do Taboco (PSDB) ao presidente do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), José Aloísio Rohr, ao presidente do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, e ao presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, Paulo Ricardo Chedid, por meio de Indicação apresentada em plenário.

Conforme justificativa do parlamentar, criado em 2016, o programa, que já atendeu 13 mil pessoas no Estado, é muito importante porque proporciona a prevenção ao homem e mulher do campo.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo que mais acomete homens, e o de mama é o que mais atinge as mulheres.

Essa ação, segundo o vereador,  é muito importante porque proporciona a prevenção desses dois tipos, com consultas nas especialidades de urologia, ginecologia, dermatologia e oftalmologia.

“O programa também oferece exames de PSA, preventivos, testes rápidos, palestras e orientações de saúde e assistência social", informa.

Portanto, Sebastiãozinho, confiante, espera que essa proposta  seja acolhida a fim de  ofertar uma melhor qualidade de vida a essa população, pois a prevenção é o meio mais rápido e certeiro para resolver e minimizar os problemas de saúde desses moradores.