Neves sugere estudos para implantação de “boca de dragão” em vias do bairro Alto

13/12/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 1786

Compartilhe:

Ele sugere ainda  a instalação de redudor de velocidade em frente ao portão do 9º BE CMB

Estudos técnicos para implantação de “boca de dragão” nas ruas Dos Ferroviários, Duque de Caxias e Assis Ribeiro, no bairro Alto, foram sugeridos pelo vereador Valter Neves (PSD) ao secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas, Ronaldo Angelo, por meio de Indicação apresentada em plenário.

Conforme justificativa do parlamentar, a adoção dessa medida tem por objetivo  aumentar a vazão de água na Rua Dos Ferroviários perto da Comunidade Cristã em Aquidauana, localizada na Rua Duque de Caxias em frente ao 9º Batalhão de Engenharia de Combate e na Rua Assis Ribeiro próximo à Igreja Peniel.

Conforme ele informa, esse pleito é  uma solicitação antiga dos moradores, pois em dias de chuvas intensas as galerias existentes não comportam a captação de água de diversas ruas do Bairro Alto.

Em consequencia disso,  esclarece,  o problema causa alagamentos naquela região, o que prejudica a circulação de carros e perigo às pessoas que necessitam dessa passagem, além de perdas materiais como vem ocorrendo todos os anos.

“Essa solicitação foi feita em agosto de 2021, por meio de indicação de minha autoria, porém, inicia-se a época das chuvas, e a preocupação já ronda a população, o que me remete a insistência do referido pedido”, lembra.

Outra sugestão ao secretário de Planejamento e ao diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Flávio Gomes da Silva, se refere a instalação de redutor de velocidade na Rua Duque de Caxias, em frente ao segundo portão do 9º BE Cmb de Aquidauana.

Ele entende como  importante essa sugestão, pois o parlamentar tem  recebido inúmeras reclamações de pedestres, ciclistas e condutores de veículos, que o referido local está se tornando perigoso em razão do alto fluxo de movimento principalmente nos horários de pico.

“O segundo portão da unidade do Exército Brasileiro também é utilizado para saída de veículos automotores e militares do quartel, porém, a situação concorre para um trânsito complexo e perigoso”, alerta,

 Para o vereador, essa situação deixa  todos apreensivos, pois na rua Duque de Caxias os veículos transitam em alta velocidade, principalmente motociclistas, o que pode acabar gerando acidente no local.

Além disso, conta o vereador, no período noturno, os motociclistas usam a via para transitar em alta velocidade, o que causa muito ruído e apreensão por parte dos moradores.

Por isso, acrescenta, a instalação de um redutor de velocidade seria uma solução para tentar diminuir a velocidade dos veículos que sobem em via única.

“A medida  protegeria  também os ciclistas que saem da Rua Assis Ribeiro e precisam pegar a ciclovia da Duque de Caxias, na maioria estudantes”, finaliza.