Ex-presidentes são homenageados pelo Poder legislativo

12/09/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 3479

Compartilhe:

Noite especial de reconhecimento, emoção e alegria reuniu lideranças políticas e autoridades durante Sessão Solene de Entrega de Diploma de Reconhecimento aos ex-presidentes da Câmara Municipal de Aquidauana.

A solenidade foi conduzida pelo vereador e atual presidente Wezer Lucarelli ao lado do prefeito Odilon Ribeiro e dos vereadores Sargento Cruz, Clériton Alvarenga Ferreira, Anderson Meireles, Humberto Torres, Valter Neves, Marquinhos Taxista, Tião Melo e Chico Tavares.   

O principal objetivo da Sessão Solene foi a de prestar uma homenagem em vida aos ex-presidentes da Casa de Leis e registrar na história o trabalho realizado por todos. 

No início do evento, o presidente Wezer Lucarelli, o prefeito Odilon Ribeiro, ex-presidente Luzia Cunha e o sargento Bombeiro Militar Marcelo Daniel Gomes neto do ex-presidente Cipriano Gomes - 1959/1960 (in memoriam) descerraram a Galeria de Fotos de Ex-presidentes, agora devidamente instalado no interior do Plenário Estevão Alves Corrêa.

O registro histórico dos ex-presidente tem inicio em 1947 (In memoriam). Confira...

Antônio da Costa Rondon ( 1947/48-1950/52)
Carlos Alberto Anastácio (1948/49-1955/57) 
Armando Figueiro Trindade (1949/1950)
Ambrosio Ferreira Santana (1951/53)
Francisco Alves de Castro (1951-1954/55)
Antônio Pace (1957/1959) 
Cipriano Gomes (1959/1960)
Vicente Medeiros (1961/1962)
Amaury Espíndola Trindade (1960/62-1962/66)
Benedito Eloy Vasco de Toledo (1967/1969)
Miguel Demétrius Diacópulos (1970/1972)
Francisco Antônio Santos e Silva (1973/9174)
Jair de Oliveira (1974/75)
Plinio de Arruda Leite (1969/1970-1972/1973-1975/9177)
Heládio de Arruda (1977/79)

Autoridades

O Poder Legislativo presidido pelo vereador Wezer Lucarelli homenageou os ex-presidentes com a concessão de Diploma de Reconhecimento destacando o papel de cada legislador que atuou em benefício da população de Aquidauana. 

Luzia Cunha

A vereadora Luzia Cunha, primeira mulher eleita presidente da Câmara Municipal de Aquidauana em 130 anos de fundação do Município fez uso da palavra representando os demais homenageados. 

Ela iniciou o discurso agradecendo a homenagem, saudando as autoridades, os homenageados e convidados. “Agradecemos a Deus pelas nossas vidas e pela oportunidade que nos deu de termos sido eleitos  democraticamente pelo voto de confiança das pessoas para servir , representar a população  aquidauanense e  encaminhar suas  reivindicações junto ao executivo , visando o progresso e o bem estar geral de todos, primeiro  na condição de vereadores e, depois por um período, escolhidos por nossos pares,  para assumir a função de grande responsabilidade como Presidentes,   cumprindo o que estabelece  o  Regimento Interno desta Casa  e a Lei Orgânica do munícipio. 

Luzia Cunha enfatizou sua gratidão aos vereadores durante a sua legislatura que a escolheram para ser a primeira mulher presidente da Câmara de Aquidauana. “Um marco histórico em nossa cidade, tendo em vista nossa cultura e as barreiras que ainda precisamos superar, mas nós mulheres precisamos avançar e ocupar mais espaços. A experiência legislativa é uma faculdade”, destacou.

Ao longo dos 130 anos de Aquidauana (certamente passa um filme dos momentos vividos no Plenarinho e neste Plenário: Audiências públicas, conferências,  debates calorosos, votações polêmicas, votações e aprovações de projetos  importantíssimas para a população de Aquidauana...). “Cada um de nós, em seu tempo, em sua passagem pela Câmara, com todos nossos colegas vereadores, deixamos um legado de proposições, indicações, Leis produzidas; busca de recursos através de convênios e   de emendas parlamentares; fiscalização, sugestões, acompanhando o trabalho e também sendo parceiro do executivo para o crescimento de nosso município e benefício da população”, finalizou a ex-presidente Luzia Cunha.

Odilon Ribeiro

O prefeito Odilon Ribeiro cumprimentou a todos e destacou a noite especial na casa por onde passou grande parte da história de Aquidauana. ”É uma viagem no tempo”. 

Ao parabenizar o atual presidente Wezer Lucarelli, Odilon Ribeiro disse da importância de recuperar nossa memória. “Que honra, que bravura e coragem, desde colocar o nome a disposição do eleitor até ser eleito presidente pelos demais pares. É muito bom que todos vivenciem isso, pois o povo sem memória está afastado do conhecimento”.

Odilon Ribeiro enfatizou a importância de se olhar para trás e reconhecer aqueles que se dedicaram a cidade. “Com respeito saúdo a cada ex-presidente e cada vereador que passou por esta Casa de Leis que exerce papel importante previsto na Constituição Federal do Brasil. Grato pela noite de hoje, grato por reviver e relembrar o quanto é importante a união de todos pela vitória de nossa terra abençoada e hospitaleira”.
Segundo Odilon Ribeiro, o Poder Legislativo deixou de investir na casa para promover grandes ações em diversas áreas devolvendo dinheiro do duodécimo. “Foram investidos no hospital, na saúde, na aquisição de ambulância para o SAMU, sala de informática, parque infantil e em projetos sociais. Um gesto de grandeza da gestão do vereador Wezer Lucarelli”, finalizou. 

Wezer Lucarelli

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, Wezer Lucarelli destacou a noite feliz para o Poder legislativo e para todos os aquidauanenses, pois a história que passa nas mãos precisa ser aproveitada a máximo. “Meu tempo como presidente está acabando e serei mais uma foto na Galeria dos Ex-presidentes, onde está inserida a história de grandes homens e de uma mulher em prol do desenvolvimento de Aquidauana”. 

O objetivo da homenagem foi a de reconhecer o papel de cada vereador que teve a honra de presidir a Câmara Municipal de Aquidauana, eleito pelos pares.
Em sua opinião cada presidente fica eternizado através do trabalho realizado sempre com intuito de acertar por Aquidauana.   “Cada foto traduz uma história, a história de construção da cidade. São eles que ousaram entrar para a vida pública e são reconhecidos pela nossa gente. Homens que escreveram a história de uma cidade e do povo aquidauanense”.

“O Poder Legislativo passa por uma fase harmônica”, diz Wezer Lucarelli e contribui diretamente com a gestão do prefeito Odilon Ribeiro e o momento é de pujança administrativa.  “O objetivo prioritário da gestão é cuidar do maior patrimônio de Aquidauana, que é o seu povo”, finalizou.

Wezer Lucarelli ainda mencionou em sua fala algumas das ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo em sua gestão, destacando a devolução de quase R$ 4 milhões de reais para novos investimentos. “Conseguimos implantar uma gestão financeira eficiente, digitalizar os arquivos, valorizar os servidores, realizar o concurso público e propiciar condições para que cada vereador desempenhasse sua missão com boas condições de trabalho, incluindo a locação de um imóvel para abrigar o setor Legislativo em anexo a Câmara”.

Com o dinheiro devolvido houve investimentos na campanha contra a fome com a distribuição de cesta de alimentação para famílias em vulnerabilidade social durante a Pandemia da Covid 19, aquisição de ambulância, aparelhos para o hospital, incluindo uma mesa cirúrgica, camas automatizadas, parquinhos em bairros, escola de informática em Cipolândia, entre outros investimentos.  “O poder legislativo frutificou e peço a Deus todo poderoso que cuide de todos nós”, finalizou Lucarelli.

Homenagem 

Em seguida houve a entrega do Diploma de Reconhecimento aos ex-presidentes:


01 - Edil Bergonzi Bossay (1979/1981)
02 - Libindo Assis Godoy (1981/1983)
03 - Carlos Gentil Vasconcelos (1995/1996) 
04 - Dr. Vitor Maksoud (1997/1998)
05 - Vanildo Neves Barbosa (2001/2002)
06 - Antônio Lemes de Rezende (2009/2010)
07 - Clézio Bley Fialho (2011/2012)
08 - Luzia Eliete Flores Louveira da Cunha (2013/2014)
09 - Anderson Meireles Flores (2015/2016)
10 - Valter Neves Barbosa (2017/2018)
11 - Mauro do Atlântico (2019/2020)

O ex-presidente Odilson Alves Nogueira, um dos homenageados foi representado pelo seu filho o médico Magno Nogueira e o ex-presidente Raimundo Firmino Pinheiro foi representado pelo empresário Nilson Conterra.