Legislativo aprova Moção de Pesar pelo falecimento de Evarista Gamarra

19/10/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 3627

Compartilhe:

Durante Sessão Legislativa realizada na terça-feira (18) no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana, os vereadores Sebastião Rodrigues dos Santos, Valter Neves e Anderson Meireles apresentaram nos termos do Regimento Interno, Moção de Pesar aos familiares da senhora Evarista Cespedes Gamarra pelo seu falecimento ocorrido aos 95 anos de idade no último dia 14 de Outubro.

Na justificativa, os vereadores narraram que em nome do Poder Legislativo Aquidauanense e de toda a comunidade manifestavam com enorme consternação o falecimento de Evarista Cespedes Gamarra, natural de Bela Vista e que residia em Aquidauana desde 1960 onde consolidou sua família e teve 11 filhos.

Fica consignada por fim, nesta singela MOÇÃO DE PESAR, endereçada a toda a sua família, “a nossa firme certeza de que Evarista Cespedes Gamarra, há de encontrar pela sacratíssima senda do Senhor, a merecida PAZ profunda e a definitiva FELICIDADE, tão somente por seu merecimento, rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados”.

 Na apresentação da Moção de Pesar, o vereador Sebastião Rodrigues dos Santos (Sebastiãozinho do Tabôco) usou da tribuna para a leitura de uma homenagem à senhora Evarista Cespede de Gamarra publicada abaixo na integra.  

Homenagem

No dia 14/10/2022, encerrou aqui nesta cidade, a jornada de UMA ILUSTRE CIDADÃ, DONA EVARISTA CESPEDES DE GAMARRA, que nasceu no  PARAGUAY – cidade de Eusebio Ayala, no dia 27/10/1927,  E que um dia deixou a sua terra natal juntamente com o seu esposo, o saudoso VERONICO GAMARRA, e no dia 28 de Dezembro de 1960, chegou aqui no Brasil e se estabeleceram em Aquidauana, esta terra abençoada, onde viveu até os seus 94 anos.

Agradecemos esta dádiva de ser acolhido por esta cidade hospitaleira, especialmente a Deus, a Nossa senhora e a toda corte celeste por tão maravilhosa benção, pois aqui eles encontraram as condições necessárias para o seu sustento e o sustento de sua família, que ainda que de forma simples e digna, sempre foi prospera e abundante.

Com muita simplicidade, pouco se importava com bens materiais, mas, sempre foi uma pessoa que prezava pelas verdadeiras virtudes e valores como o amor, o respeito, a verdade, a amizade, entre outras, e sabia como ninguém, demonstrar a gratidão à todas as pessoas que a auxiliaram de alguma forma, direta ou indiretamente, e, sempre primou pela alegria e união de todos, e isso a faz digna e   merecedora de receber toda a honra aqui na terra e a gloria no céu. Muitas Graças recebeu por vivenciar intensamente a força e poder das orações, com muita   fé e esperança.

A saudade sempre encontrará sim um espacinho no coração de familiares e amigos, que não foram poucos, atualmente com quase um cento os seus descendentes, mas, a alegria e gratidão por toda a sua trajetória, preencherá os nossos corações.

Neste momento todos nós, teus filhos, lhe reverenciamos e rendemos honra e gratidão pela vida que nos deste.  Rogamos a sua benção e agradecemos pelas incessantes orações que dirigia diariamente a cada um de nós para que os nossos caminhos também sejam repletos de felicidade, alegria e gloria.

Rogamos a Deus Pai todo poderoso e Nossa Mãe Divina, que derrame infinitas bençãos sobe ti, que a luz esteja sempre atras de ti para te proteger, ao teu lado para te amparar, acima de ti para te iluminar e a sua frente para te guiar.

Queremos também render graças a belíssima profissão que ela escolheu para garantir o sustento de seus filhos. A ARTE DE COSTURAR. Pois assim como costurar, viver também foi para ela uma arte. 

Na vida uma artesã, e do destino uma tecelã, entre dores e alegrias, risos e lágrimas, entre linhas, agulhas e botões, com fé, amor e esperança, de pedaço em pedaço, dia após dia, foi costurando a sua história:

Costurando a arte, costurando a vida, assim como na costura, ela foi tecendo, construindo a sua vida, costurando roupas, alinhavando sonhos, caseando amizades, fortalecendo esperanças, pregando amor e disciplina.  Entre casas e botões, selava corações. Vencendo desafios com criatividade, fé e esperança.

Juntando as sobras dos tecidos, transformando em obra de arte, fazia a colcha de retalhos, para seus filhos acalentar. Também coloria a cama, para que seus amados, depois de um longo dia, enfim, pudessem repousar.

A colcha de retalhos, representação sublime de nossas vidas, os pedacinhos coloridos de cada vida, cada momento, que passou pela nossa vida e que foi se costurando na alma.

Pedaços da vida, nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas certamente, os necessários que nos fizeram crescer e tecer nossos destinos, e nos fizeram ser quem realmente somos,

Em cada encontro, em cada contato, a colcha foi ficando maior….

Em cada retalho, uma vida, uma lição, um carinho, uma saudade… que nos tornaram mais pessoa, mais humana, mais completa.

E a melhor parte é que nunca estaremos prontos, jamais finalizados… haverá sempre um retalho novo para adicionar à alma. Um alguém para amar, à colcha agregar e alma se alegrar....

Portanto, Gratidão a cada um de vocês, parentes, amigos, colaboradores de jornada, que fizeram a fazem parte desta história de a quem chamamos carinhosamente de NHÁ EVA, e certamente estão registrados no livro da vida dela.

Costurando a arte, costurando a vida, nem tão bela, nem tão sofrida, apenas vivida.

O que fez a vida dela ser bonita, foi ser aceita, ser acolhida.

Ser feliz ou sofrer, ela tinha que escolher,

Para que das Mãos Divina, pudesse, o seu prêmio receber.

Ela escolheu seguir em frente e obteve muitas conquistas

Esta é uma parte, da história de Dona Evarista.

Saudade Eterna de todos os seus familiares e amigos.

A Moção de Pesar submetida a votação em plenário foi aprovada por unanimidade e em seguida entregue aos familiares de Dona Evarista Cespede de Gamarra.