Aluna de Cipolândia é homenageada pelo vereador Nilson Pontim

20/06/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 1049

Compartilhe:

Em requerimento apresentado durante Sessão Legislativa o vereador Nilson Pontim (MDB) homenageia com Moção de Aplausos a aluna Lorena Camili F. Santos da Silva da Escola Municipal Ada Moreira Barros localizada no distrito de Cipolândia, município de Aquidauana.

A presente homenagem tem por objetivo destacar sua participação na 16ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2021. Através desta Moção de Aplausos, o vereador Nilson Pontim externa votos de imensa alegria diante do excelente desempenho de Lorena Camili F. Santos da Silva.

Como é de conhecimento, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: - Estimular e promover o estudo da Matemática; Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da “OBMEP” é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.

Lorena Camili F. Santos da Silva, destacou-se pelo excelente desempenho na 16° Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas- OBMEP 2021, ficando em 27º (vigésimo sétimo) lugar, em um grupo de 200 (duzentos) alunos no Estado do Mato Grosso do Sul. “Cumpre aqui destacar, que foi a única representante em seu nível da rede Municipal de Ensino do Município de Aquidauana”, enfatizou o vereador Nilson Pontim.

O parlamentar acrescentou ser gratificante e importante ressaltar notícias como esta, que demonstram o valor do ensino e dos educadores que não medem esforços em propagar o saber a seus alunos. “Passamos por tempos difíceis diante da pandemia, que impactou sobremaneira o ensino presencial, que por um período teve que mudar para o sistema remoto, causando um grande impacto emocional em milhões de estudantes, educadores e familiares, além de expor, mais uma vez, as fragilidades históricas do sistema educacional no Brasil”.

Desta maneira, não poderia passar despercebido aos olhos do Poder Legislativo e do Município de Aquidauana como um todo, o papel desempenhado pela aluna Lorena Camili F. Santos da Silva, pela excelente colocação na 16º OBMEP do ano de 2021. “O ensino abre portas, não importando onde você está, de onde veio, mas sim, onde você quer chegar”, finalizou o vereador Nilson Pontim.

A Moção de Aplauso foi submetida a votação no Plenário Estevão Alves Corrêa durante Sessão Legislativa e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes, devendo ser entregue em breve para a homenageada Lorena Camili Santos da Silva.