Prefeitura e Câmara de Aquidauana adiam lançamento do aplicativo Salve Maria

08/06/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 5836

Compartilhe:

O vereador Wezer Lucarelli (PSDB) atual presidente da Câmara Municipal de Aquidauana apresentou em 2021 um projeto de Lei de combate ao feminicidio tendo em vista inúmeros casos registrados nos diversos municípios de Mato Grosso do Sul, inclusive em Aquidauana. O Projeto de Lei em questão foi aprovado pelo Poder Legislativo e sancionado pelo prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro (PSDB).

A Lei 2.700/2022 trata de políticas públicas municipais de apoio e proteção à população feminina e a implantação do aplicativo ‘Salve Maria’ que marca novo tempo na prevenção a violência contra as mulheres em Aquidauana.

O lançamento do aplicativo pela Prefeitura e Câmara de Aquidauana estava previsto para ocorrer na próxima sexta-feira (10) no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana, no entanto o evento foi adiado. O aplicativo “Salve Maria” que oferece às mulheres em situação de perigo eminente a possibilidade de acionar online a Policia Militar, permitindo assim, o socorro imediato será lançado em uma data ainda a ser confirmada.

O adiamento foi decidido pelo prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro e pelo vereador presidente do Poder Legislativo Wezer Lucarelli em uma produtiva e promissora reunião realizada ontem no período da tarde no Comando Geral da Policia Militar de Mato Grosso do Sul em Campo Grande.

A reunião contou com a presença do Comandante Geral da PMMS Coronel QOPM Marcos Paulo Gimenez, Diretor Geral da Policia Civil de MS Delegado Dr. Roberto Gurgel e o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Corrêa.

O aplicativo “Salve Maria” passará por um procedimento de aprimoramento para uma melhor logística e funcionamento perante as forças de segurança de Mato Grosso do Sul visando dar maior garantia de sua eficiência e credibilidade. “Por essa razão prorrogamos para uma data futura o lançamento dessa importante medida em proteção às mulheres de Aquidauana”, informou de forma conjunta a Prefeitura de Aquidauana e a Câmara Municipal de Vereadores.

Segundo o vereador Wezer Lucarelli, o aplicativo se tornou viável graças a determinação do prefeito Odilon Ribeiro que encampou a ideia, com o apoio em tecnologia da informática através da Secretaria Municipal de Planejamento. .

O secretário Ronaldo Ângelo graduado em Pedagogia e professor da Universidade Federal de MS foi o responsável pelo gerenciamento do aplicativo “Salve Maria” em Aquidauana, enquanto que Reginaldo Souza atuou como gestor técnico, tendo como prioridade colocar o aplicativo em funcionamento, através da programação, configuração e publicação na loja de aplicativo Play Store. “Eles merecem nossa gratidão e reconhecimento pelo excelente trabalho realizado”, enfatizou o vereador Wezer Lucarelli.

Já o prefeito Odilon Ribeiro ressaltou que em breve, o aplicativo ‘Salve Maria’ poderá ser disponibilizado no município de Aquidauana, que no mês de agosto deste ano vai completar 130 anos de fundação. "Este App é de fácil utilização no Play Store e tem apenas três botões. Sua utilidade é inquestionável pois já vem auxiliando a salvar vidas de mulheres vítimas da violência doméstica em Uberlândia e em outros municípios do Brasil. É uma iniciativa inovadora e promissora que pode ser implantado em outros municípios de Mato Grosso do Sul", finalizou o chefe do executivo.