Equipe de Policiamento Rural da PM de Aquidauana recebe homenagem

02/06/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 6826

Compartilhe:

Durante Sessão Legislativa realizada na última terça-feira (31) no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana o vereador Humberto Torres (PSDB) apresentou nos expressos termos do Art. 168, §1º, inciso VI do Regimento Interno Moção de Aplauso ao “PROGRAMA CAMPO MAIS SEGURO - POLICIAMENTO RURAL” cuja equipe em Aquidauana é comandada pelo Tenente Coronel Daniel Elias dos Santos, atual comandante do 7º Batalhão de Policia Militar de Aquidauana, 1º Sargento PM Johnny Alves Cáceres, 2º Sargento PM Marcos Avelino dos Santos e o Cabo PM Anderson Soares da Rocha.

Humberto Torres explicou que o Governo do Estado de MS organizou o "Programa Campo Mais Seguro - Policiamento Rural", o qual teve seu lançamento em 14 de março de 2022, pelo governador Reinaldo Azambuja. “O objetivo do programa é monitorar as propriedades campestres e combater os crimes de roubo de gado e de insumos agrícolas, entre outros”.

O evento foi realizado no auditório da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Na oportunidade, 27 viaturas para o Patrulhamento Rural foram repassadas aos comandos de área da Polícia Militar, das quais 1 (uma) viatura foi disponibilizada ao 7º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Aquidauana.

Na justificativa o vereador Humberto Torres destacou que o programa "Campo Mais Seguro - Policiamento Rural" oferece um sistema de prevenção criminal com emprego de tecnologia avançada e de fácil acesso. Por meio do monitoramento de GPS é feita a ligação da propriedade rural com a polícia. Para isso é necessário que a propriedade seja cadastrada no sistema.

O sistema dispõe de um aplicativo específico, pelo qual os policiais militares realizam o cadastro georreferenciado das propriedades rurais, o que proporcionará agilidade no envio das viaturas aos pontos sensíveis.

O Comandante do 7º BPM, TC QOPM Daniel Elias dos Santos, atendendo as diretrizes do Comando Geral da Policia Militar de Mato Grosso do Sul, buscou a implantação do Patrulhamento Rural, em sua área de atuação, desde outubro de 2021, primando pela urgência em atender as demandas e levar sensação de segurança à área rural da região. 

Com o recebimento de uma viatura específica para o referido policiamento, pode-se aumentar a área de abrangência, alcançando Aquidauana, Anastácio, Dois irmãos do Buriti, Miranda, e seus respectivos Distritos. 

A Moção de aplauso de autoria do vereador Humberto Torres é direcionada aos encarregados por esta importante e nobre missão, sendo eles o 1º SGT PM Johnny Alves Cáceres; 2º SGT PM Marcos Avelino dos Santos e CB PM Anderson Soares da Rocha. “Com intensa dedicação, empenho e abnegação, tais policiais realizam abordagens a veículos e pessoas, a fim de combater o tráfico de drogas, recuperar veículos subtraídos e, sobretudo, evitar o roubo/furto de animais em fazendas, além de coibirem outros crimes nas áreas mais longínquas da região, o que justifica essa importante homenagem”, enfatizou o vereador Humberto Torres.

Esses Policiais Militares, de elevado senso de responsabilidade e profissionalismo, contribuem de forma incontestável para enaltecer ainda mais o nome e a imagem da Polícia Militar frente ao público alvo, comunidade em geral e aos demais segmentos da sociedade. Dessa forma, deixam claro o comprometimento com a segurança da comunidade e com a Instituição a que pertencem, dando mostras do elevado preparo e noções dos métodos práticos essenciais à execução das atividades Policiais Militares. 

Com isso, demonstram o incontestável merecimento para recebimento desta Moção de Aplausos desta Casa de Leis. “Parabéns, Policiais Militares! Que os senhores continuem com este louvável comprometimento perante a sociedade aquidauanense, mantendo-nos o orgulho e simpatia a esse inestimável trabalho de Polícia Cidadã”, frisou o vereador Humberto Torres (PSDB).

Depois de apresentada em plenário, a Moção de Aplauso foi submetida a votação e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão Legislativa. Em seguida a justa homenagem foi entregue ao Tenente Coronel PM Daniel Elias dos Santos e aos policiais 1º SGT PM Johnny Alves Cáceres; 2º SGT PM Marcos Avelino dos Santos e CB PM Anderson Soares da Rocha.