Aquidauanense assume a Diretoria Geral da Policia Penal em MS

01/06/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 7288

Compartilhe:

Na Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Aquidauana na noite da ultima terça-feira (31) o vereador Anderson Meireles (MDB) observadas as formalidades legais e regimentais, apresentou Moção de Congratulações ao servidor público estadual Valdimir Ayala Castro (Tuia), pela nomeação ao cargo de Diretor-geral da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul.

A sessão contou com a presença do diretor Presidente da AGEPEN Aud Oliveira Chaves, da diretora de Assistência Penitenciária Elaine Arima, Reginaldo Régis diretor da Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti, Cláudio dos Reis Alviço diretor do Estabelecimento penal de Aquidauana, além do Tenente Coronel Daniel Elias dos Santos comandante do 7º Batalhão de Policia Militar, Capitão BM MS Shiroma comandante do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, Dr. Gabriel Sales Delegado de Policia Civil de Anastácio, Dr. Vinicius de Brito presidente da Sub Seção da OAB – Aquidauana, Dr. Luiz Arruda presidente do Conselho da Comunidade e convidados. 

Na oportunidade, o Diretor-geral da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul, Valdimir Ayala Castro fez uso da Tribuna para enfatizar seu compromisso em administrar com dedicação e eficiência 45 unidades da Policia Penal em MS. “A policia Penal foi uma luta de anos e uma conquista que teve como base a união de todos e agora vamos atuar de forma digna e honrada para contribuir inclusive com a ressocialização do interno. Agradeço emocionado a homenagem que recebo nesta noite na minha cidade natal. Obrigado a todos, em especial ao vereador Anderson Meireles, autor da proposição”, finalizou Ayala.

Em seguida fez uso da palavra, o Diretor Presidente da Agepen (Agência Penitenciária de Mato Grosso do Sul) que destacou o fato de que a Policia Penal tem uma importante missão, a segurança do apenado e sua reinserção junto a sociedade. “Vejo com muito orgulho essa homenagem concedida ao Valdimir Ayala Castro, confio no seu trabalho e me sinto também homenageado neste momento”, ressaltou Aud Oliveira Chaves, diretor presidente da Agepen.

A Moção de Congratulações foi submetida a votação em plenário e aprovada por unanimidade dos presentes, vereadores Wezer Lucarelli, Everton Romero, Sargento Cruz, Cleriton Alvarenga, Humberto Torres, Reinaldo Kastanha, Valter Neves, Marquinhos Taxista, Tião Melo, Chico Tavares e Anderson Meireles, autor da homenagem. Justificada a ausência dos vereadores Nilson Pontim e Sebastiãozinho do Taboco.

O vereador Anderson Meireles justificou a concessão da Moção de Congratulações narrando um pouco da história do homenageado Valdimir Ayala Castro, que nasceu em Aquidauana em 25/11 de 1958 e ingressou no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul em 1979, na segunda turma de Agentes de Segurança.

Na carreira penitenciária há 42 anos, Valdimir carrega ampla bagagem de conhecimento e de vivência na área operacional, serviço burocrático e de articulação com outros órgãos ligados à execução penal e de justiça criminal.

Atuando em diferentes setores dentro de unidades penais do Estado e da Sede Administrativa, Valdimir Ayala Castro, popular Tuia foi consolidando sua carreira e se aperfeiçoando com as atividades inerentes a função. “Valdimir Ayala vinha ocupando o cargo de Chefe de Gabinete da Agepen desde 2019, já tendo assumido também chefias das Divisões de Ações de Segurança e Custódia e de Estabelecimentos Penais”, explicou o vereador Anderson Meireles.

Na avaliação do parlamentar, em 26 de abril deste ano, Valdimir Ayala foi nomeado merecidamente como o 1º diretor-geral da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul que comemora também a conquista do fato da instituição ser totalmente administrada e operacionalizada por servidores de carreira. “Para ele, o mais importante, é trabalhar em equipe, com seriedade, responsabilidade e respeito com o coletivo”, frisou Meireles.

Valdimir Ayala é formado em Pedagogia, possui especialização em Administração Penitenciária. Já atuou também como diretor do Instituto Penal de Campo Grande e do Estabelecimento Penal de Aquidauana. “Por esta exemplar história de vida, dedicada de forma brilhante como Servidor Público, e agora na direção da Polícia Penal do MS, o Legislativo aquidauanense concede a Moção de Congratulações ao servidor Valdimir Ayala Castro pela ascensão ao cargo e reitera desejo de sucesso na nova missão”, finalizou o vereador Anderson Meireles.

Em seguida a Moção de Congratulações foi entregue pelo parlamentar acompanhado dos demais vereadores em um momento de emoção e gratidão na presença de amigos, familiares e convidados do homenageado.