Equipe do Canil da PM de Aquidauana recebe Moção do Legislativo

06/05/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 7209

Compartilhe:

Durante Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Aquidauana, o vereador Humberto Torres (PSDB) apresentou nos termos do Art. 168, §1º, inciso V do Regimento Interno uma ‘Moção de Aplausos’ a ser encaminhada ao Subtenente PM Elpidio Ferreira de Oliveira, 2º Sargento PM Douglas de Oliveira dos Santos, Cabo PM Robson Normando Cevelati e SD PM Osmar Vasconcelos Lima em razão do desempenho no projeto “Pelo Amigo” do Canil Setorial do 7° Batalhão da Polícia Militar de Aquidauana.

Em sua justificativa, o vereador Humberto Torres, frisou que o projeto “Pelo Amigo” do Canil Setorial do 7°BPM de Aquidauana consiste no treinamento de animais para atividades operacionais como: salvamento, combate ao tráfico de drogas e na prática da Cinoterapia (terapia facilitada por cães), que tem comprovada cientificamente benefícios aos pacientes na área psicológica, pedagógica e física motora. 

Nas atividades em relação à psiquiatria a presença de cães faz com que as pessoas com algum tipo de comportamento agressivo, se sintam mais seguras e consequentemente mais tranqüilas, controlam suas emoções e as reações, tornando mais aceitável à presença do profissional de saúde. 

Na fisioterapia se usa o cão como motivador no caso de crianças e jovens com dificuldades motoras. “O cão estimula a pessoa a tentar realizar movimentos inéditos e aprimoramento de outros”, explicou o parlamentar. 

Em relação à pedagogia pode se notar que inserção do cão nas atividades escolares de maneira lúdica faz aumentar o grau motivacional dos alunos, com as brincadeiras entre o cão e a turma. Neste caso o resultado também se torna positivo para os mais desinibidos até aos mais tímidos. “Eles interagem de forma centrada e vantajosa”.
Na oportunidade Humberto Torres, fez questão de parabenizar a equipe pelo desenvolvimento desse brilhante projeto, num claro reconhecimento do esforço de todos, diante de uma atividade tão importante para a sociedade. A Moção de Aplausos foi submetida a votação em plenário e aprovada por unanimidade.

No momento da entrega da homenagem, para os membros da  equipe do projeto “Pelo Amigo” do Canil Setorial do 7° Batalhão da Polícia Militar de Aquidauana houve uma demonstração com dois cães de uma ação de combate ao tráfico de drogas.

O desempenho do animal foi explicado durante a demonstração no Plenário Estevão Alves Corrêa pelo 2º Sargento PM Douglas de Oliveira dos Santos.  Pelo que consta se trata de um trabalho árduo que busca tirar proveito de duas características dos cães, faro apurado e personalidade curiosa. 

A equipe Canil Setorial do 7°BPM de Aquidauana tem prestado relevantes serviços a comunidade, justificando a homenagem concedida pelo Poder Legislativo de Aquidauana através da iniciativa do vereador Humberto Torres, que entregou a Moção de Aplausos aos policiais ao lado dos demais parlamentares.