Neves solicita a viabilidade para a construção de teleférico em distritos

28/04/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 2534

Compartilhe:

A viabilidade para a  construção de um teleférico nos distritos de Piraputanga/Camisão foi solicitada pelo vereador Valter Neves (PSD) ao governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), com cópia ao diretor presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling; ao secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Renato Marcílio da Silva; prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) e ao secretário municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Youssef Saliba, por meio de Indicação apresentada em plenário.

Conforme justificativa do parlamentar, o desenvolvimento de Aquidauana passa por três pilares: educação, saúde e turismo.

Entretanto, comenta, o turismo, que  precisa ser alavancado,  recebe apoio de alguns poucos empresários abnegados e pessoas envolvidas nessa plataforma.

Em termos turísticos, explica, a Estrada Parque Piraputanga se caracteriza como relevante área natural com potencialidade para o desenvolvimento de atividades de turismo rural, de aventura, técnico-científico, dentre outras modalidades.

Por estar em uma área de transição dos Biomas Cerrado e Pantanal, acrescenta, o local é palco de diversidade natural e beleza paisagística ímpar, o que possibilita um incremento para o turismo tanto de Aquidauana, como para o Estado de Mato Grosso do Sul.

Segundo revela, a localização dessa estrada  é considerada estratégica, estando próxima às rodovias federais que ligam Campo Grande a Bonito e Corumbá, podendo se tornar importante corredor turístico para o MS e Brasil.

“Hoje, os olhos do Brasil estão voltados para a cidade de Aquidauana, graças à novela Pantanal”, reconhece.

[ ...]

No entendimento dele, a instalação de teleférico em Camisão ou Piraputanga seria uma ferramenta importante para o desenvolvimento do turismo na região, além de equacionar atividades de turismo, causando menor impacto no ambiente natural e gerando maior provimento de renda e desenvolvimento da comunidade local.

“Com a instalação de um teleférico sobre o rio Aquidauana e Cânions, Aquidauana tornar-se-á a mais importante cidade turística do Estado, onde os turistas certamente virão contemplar as belezas do Pantanal de Aquidauana”, avalia.

Ele esclarece, que o teleférico é um tipo de transporte aéreo de pessoas por meio de cabos, cuja  composição  consiste em torres, as quais são estruturas intermediárias responsáveis por dar suporte aos cabos, A maioia de aço e sobre os quais são deslocados os veículos.

Veículos, informa,  são cabines, telecestas ou cadeiras nas quais ficam acomodadas as pessoas ou materiais transportados. Os teleféricos modernos são movidos à energia elétrica.

Normalmente, complementa, são utilizados dois terminais: um em cada extremidade do teleférico. São usados para embarque e desembarque e para acionamento do movimento dos cabos.

O vereador considera um pedido ousado,  mas ele acredita que Aquidauana comporta uma atividade turística desse porte, por possuir belezas naturais que merecem ser contempladas das alturas, como por exemplo, os enormes paredões de arenito da Serra de Maracajú..

Sabedores que Vossa Excelência têm tido um olhar moderno, arrojado e sobretudo de avanço na área do turismo,

Ele aguarda a análise do seu  pedido por parte das autoridades envolvidas, cuja proposta em  muito contribuirá para o desenvolvimento turístico da região.