Poder Legislativo recebe visita do novo Delegado-Geral de Policia Civil

03/04/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 7283

Compartilhe:

Durante a semana, o delegado geral de Policia Civil de Mato Grosso do Sul Roberto Gurgel de Oliveira Filho cumpriu agenda na cidade e participou da Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Aquidauana.

Na oportunidade, o delegado Dr. Roberto Gurgel foi saudado pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Wezer Lucarelli em nome dos demais vereadores. "Aquidauana é uma cidade segura e que possui uma equipe competente a serviço da população em uma delegacia recém reformada que oferece boas condições de trabalho aos policiais. Muito nos honra a presença do Delegado Geral que apresenta projeto de descentralização das ações visando priorizar as necessidades da instituição no interior do Estado", frisou Lucarelli.

O vereador Wezer Lucarelli citou dois temas relevantes que fortalecem o desempenho da Policia Civil e da Policia Militar em Aquidauana, o primeiro deles o sistema de monitoramento implantado na cidade pela Prefeitura de Aquidauana e a Lei de Combate ao Feminicidio de sua autoria aprovado por unanimidade em plenário que vai disponibilizar o aplicativo "Salve Maria", o primeiro de proteção a mulher em tempo real. "Em breve vamos ampliar essa discussão com representantes da Segurança Pública de MS e antecipamos agradecimento por estarmos recebendo hoje, pela primeira vez na sede do Poder Legislativo uma autoridade máxima da Diretoria Geral de Policia Civil", enfatizou o parlamentar.

Ao fazer uso da palavra, o delegado geral Dr. Roberto Gurgel que chegou ao posto de comando mais alto da instituição após 15 anos de trabalho na Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, nomeado pelo governador Reinaldo Azambuja, frisou que atuou no interior e tem pleno conhecimento das necessidades da Polícia civil nos municípios de MS. "É rotina das autoridades o deslocamento para a Capital em busca de recursos material e logístico e nós queremos mudar essa dinâmica com algo novo, com o projeto Policia Presente, que prevê a Diretoria de Policia Civil presente de forma mais efetiva nas cidades do interior".

Roberto Gurgel disse ainda que Aquidauana foi a primeira cidade escolhida para o start do projeto pelo rápido fortalecimento da instituição sob novo comando após um período turbulento. 

Estamos prestando contas de nossas ações, repassando informações e ouvindo as necessidades da Polícia Judiciária de forma franca e objetiva. "Ouvir as demandas de Aquidauana no quesito segurança pública é o que nos traz a Câmara de Vereadores, pois todos os senhores acompanham de perto as demandas da população", enfatizou.

Em manifestação na Tribuna do Legislativo, o Delgado Geral da Policia Civil, Dr. Roberto Gurgel explicou que veio acompanhado de equipes para orientação inclusive psicológica tendo em vista o estresse por conta da pandemia e das atividades de rotina dos policiais. "Sou oriundo da Academia de Policia Civil e aposto na capacitação, reciclagem e investimentos no setor de inteligência, para um bom desempenho profissional".

Ao agradecer o bom relacionamento e as parcerias estabelecidas com a Policia Militar através do TC Daniel Elias comandante do 7º Batalhão da PM em Aquidauana, o Delegado Geral citou que promoveu visitas em Aquidauana; ao Poder Executivo, Judiciário, MPE e OAB. "Segurança é responsabilidade do Estado e direito de todos, e tem muito a ver com a postura de cada um. Aquidauana está à frente de muitas cidades com a implantação do sistema de monitoramento e da Lei de Combate ao Feminicidio. Levar esses magníficos projetos para todas as cidades polo será um dos nossos objetivos".

O Delegado Geral de Policia Civil de Mato Grosso do Sul Dr. Roberto Gurgel que compareceu a Câmara Municipal de Aquidauana acompanhado do Delegado Lupércio, Diretor do Departamento de Policia Civil do interior, Delegado de Anastácio Dr. Gabriel, Delegado de Miranda Dr. Pedro e a Delegada Regional de Policia Civil de Aquidauana, Dra. Silvia Girardi entregou ao presidente do Poder legislativo Wezer Lucarelli a cópia do projeto que criou o Plano Municipal de Segurança Pública de Campo Grande. "Faço essa proposição ao Legislativo para que no futuro, Aquidauana possa ter o seu Plano Municipal de Segurança após ouvir todos os segmentos da sociedade organizada", finalizou.