Mulher que faz a diferença, noite de emoção, motivação e reconhecimento

01/04/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 7139

Compartilhe:

Na noite desta quinta-feira (31) a Câmara Municipal de Aquidauana realizou Sessão Solene para entrega do prêmio ‘Mulher que faz a diferença’ fechando com chave de ouro o mês de março, dedicado às mulheres. 

A sessão presidida pelo presidente do Poder legislativo de Aquidauana, vereador Wezer Lucarelli (PSDB) contou com a presença do prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro na mesa de autoridades ao lado da primeira dama Maria Eliza Ribeiro representando as mulheres de Aquidauana, além dos vereadores Everton Romero, Sargento Cruz, Cleriton Alvarenga, Humberto Torres, Reinaldo Kastanha, Sebastiãozinho do Taboco, Anderson Meireles, Chico Tavares, Sebastião Melo, Marquinhos Taxista, Valter Neves e Nilson Pontim.

Após o cântico do Hino Nacional e do Hino de Aquidauana teve inicio a entrega da homenagem as mulheres indicadas pelos parlamentares devido aos relevantes serviços prestados ao município de Aquidauana ao longo dos anos.

O vereador Wezer Lucarelli homenageou a Delegada Regional de Policia Civil, Dra. Silvia Elaine Giraldi dos Santos, graduada em direito pela Universidade de Franca (SP) e pós graduanda em Ciências Penais e Segurança Pública. 

A técnica em radiologia com pós graduação em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética que atua no Hospital Regional Estácio Muniz e no Centro de Especialidades Médicas de Aquidauana, Josiane Montovani Bertolin Camargo que atualmente cursa Bio Medicina recebeu do vereador Wezer Lucarelli o prêmio Mulher que faz a diferença.

O vereador, vice-presidente do Legislativo Everton Romero homenageou a ex-primeira dama e viúva do saudoso ex-prefeito Tico Ribeiro, Maria Tereza Ferraz Alves Ribeiro, mãe do atual prefeito Odilon Ribeiro. Em virtude de um problema de saúde, ela foi representada pela atual primeira dama Maria Eliza Ribeiro. 

A professora Regina Célia Menezes da Costa que atua na área municipal e estadual recebeu das mãos do vereador Everton Romero o prêmio Mulher que faz a diferença.  Regina Célia Menezes da Costa fundou há 12 anos a instituição filantrópica  Biblioteca Comunitária Roda Viva – Estação Cultura instalada no bairro Nova Aquidauana.

O vereador Sargento Cuz homenageou a professora Sheila Gonçalves Mendes de Oliveira e a advogada Patricia Patussi Nascimento Panachuki.  Sheila Mendes tem um histórico de trabalho na Educação, é servidora do quadro efetivo da Prefeitura de Aquidauana e atual diretora da Escola Municipal Erso Gomes. 

Patricia Panachuki é bacharel em ciências jurídicas, atuou na Prefeitura de Dourados, foi Procuradora Jurídica da Câmara de Anastácio e atualmente exerce o cargo de Supervisora de Gestão em Saúde e Saneamento na Prefeitura Municipal de Aquidauana.

O parlamentar professor Clériton homenageou a servidora publica Eva Leite de Arruda que atua na Escola Estadual Cejar na função de Inspetora de Aluna. Conhecida como Tia Evinha, ela tem carreira respeitada, é uma habilidosa confeiteira, artesã e concorrida manicure, sempre equilibrando autoridade e afeto. 

A servidora Publica Municipal, Marluce Martins Garcia Luglio que também recebeu o prêmio Mulher que faz a diferença por indicação do vereador Clériton Alvarenga é Administradora de Empresas, foi assessora parlamentar no Poder Legislativo e atualmente ocupa o cargo de Secretária Municipal de Administração da Prefeitura de Aquidauana.

Anastácia Kochhann recebeu o prêmio Mulher que Faz Diferença por indicação do vereador Humberto Torres. Ela chegou a Aquidauana no ano de 1981 e começou a trabalhar na chácara do jornalista Lima Neto no Distrito de Camisão com bicho da seda, produção de rapadura, açúcar mascavo e melado de cana.  Kochhann reside atualmente na Vila Popular em Aquidauana onde é conhecida pelo trabalho voluntário que realiza, além de ser ministra de Eucaristia da Paróquia Imaculada Conceição, na comunidade São José.

Luci Matildes Carvalho Chaves também homenageada por Humberto Torres, é viúva do saudoso ex-vereador José Alves Ribeiro (Zé Ribeiro) atuou como chefe de cerimonial do Dr. José Fragelli, além de atuar na coordenação de campanha do ex-prefeito Tico Ribeiro. Foi coordenadora da Casa do Idoso na gestão Fauzi Suleiman e se dedicou ao longo dos anos a diversas atividades na área do Social em Aquidauana.  

O vereador Reinaldo Kastanha entregou o prêmio Mulher que faz a diferença à Naiara Nogueira Arguelho, Zootecnista e mestra em produção animal formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Naiara empossada em junho de 2019 no cargo de Secretária de Produção da Prefeitura de Aquidauana pelo prefeito Odilon Ribeiro tem o compromisso de contribuir com os produtores rurais e urbanos principalmente na produção agrícola e na criação de animais. Valorização do produtor Rural é sua prioridade.

Sebastiãozinho do Taboco homenageou Iraíde Raimunda dos Santos, empresária no ramo de confecção de roupas e Liliane Gomes de Souza, pedagoga com pós graduação em educação especial e pós em autismo. Atualmente ela que está cursando Educação Física desenvolve um projeto de aulas de zumba e ritmo através da Prefeitura de Aquidauana. Elas receberam o prêmio Mulher que faz a diferença.

Luciana Helena Gavilan Campelo e Neyva Maria Brum Dias receberam das mãos do vereador Anderson Meireles o prêmio Mulher que faz a diferença. Luciana Campelo é formada em Serviço Social, servidora publica efetiva da Prefeitura de Aquidauana e atua no Centro de Referência de Atendimento a Mulher – CRAM de Aquidauana desde março de 2014. Graduanda no 9º semestre do curso de Direito.

Neyva Maria Brum Dias prestou relevantes serviços em Bonito e Jardim ocupando atualmente o cargo de Chefe de Gabinete do Prefeito em Aquidauana, depois de passar pelo DETRAN de Aquidauana como gerente de trânsito. Faz parte da executiva do PSDB onde ocupa o cargo de tesoureira. Por sua luta, força e determinação Neyva Brum foi homenageada pela Câmara Municipal de Aquidauana.  

O vereador Nilson Pontim concedeu o prêmio Mulher que faz a diferença a Farmacêutica Bioquimica, atual Secretária de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Aquidauana, Cláudia Franco Fernandes Souza. 

Entre as diversas atividades desempenhas na área da saúde, Cláudia Franco Fernandes Souza foi fiscal da vigilância sanitária  e exerceu docência no Instituto de Educação Aquidauanense, Escola Técnica do SUS, Faculdade Cathedral de Ensino Superior e foi farmacêutica bioquímica do Exercito Brasileiro. 

O prêmio também foi entregue pelo vereador Nilson Pontim para a professora Wilsandra Aparecida de Lima Beda, pedagoga formada pela UFMS e Pós graduada em Gestão Escolar pela UFMG, atuando há mais de 15 anos na Educação no município de Aquidauana. Professora Wil ocupa atualmente o cargo de Secretária de Educação de Aquidauana.

O vereador Valter Neves concedeu o prêmio Mulher que faz a diferença à Oficial de Justiça Evanilde Fonseca Saraiva da Cruz aprovada em concurso publico em 1986 em 1º lugar na cidade de Bonito. Removida para Aquidauana em 1995 onde trabalha no fórum local exercendo a função na cidade, zona rural e aldeias. Neste ano vai completar 35 anos de serviço publico. 

Cristiane Niz  Barcelos, atual diretora da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro que atende mais de 1.100 alunos também foi agraciada com o prêmio Mulher que faz a diferença. Formada em Letras pela UFMS com especialização em gestão escolar, Cristiane Barcelos ingressou na Rede Estadual de Educação em 2000 e a convite da professora Matilde de Oliveira assumiu na época a direção adjunta da Escola CEJAR. 

Ainda nesta Sessão Solene, Valter Neves entregou o prêmio Mulher que faz a diferença a senhora Irondina Anacleto e Geruza Morais Jorge Cabral, concedidos em 2020 e que não foram entregues em virtude da Pandemia do Coronavirus.  

Irondina Anacleto é professora, ministrou aulas na Fazenda Bodoquena e foi transferida para Aquidauana onde ministrou aulas por 10 anos. Trabalhou como atendente de enfermagem no então Hospital Socimed e atualmente preside o Clube de Mães Independente do bairro Alto onde disponibiliza vários cursos profissionalizantes, especialmente para as mulheres.

Geruza Morais Jorge Cabral agraciada com o prêmio Mulher que faz a diferença é formada em Ciência com habilitação em Biologia pela UFMS, formada em Teologia pelo Instituto Bíblico de Londrina/PR e atua como pastora auxiliar na Igreja Missionária Anastácio e como presidente da Associação Bom Samaritano, Lar Betânia no distrito de Camisão em Aquidauana. 

O Lar Betânia é uma entidade sem fins lucrativos e econômicos, de caráter assistencial e terapêutico que tem por objetivo acolher pessoas do sexo feminino ou masculino para tratamento de prevenção do alcoolismo e dependência química. O atendimento às mulheres foi implantado por Geruza Morais Jorge Cabral no mês de março deste ano em parceria com a Prefeitura de Aquidauana. 

A instituição sobrevive de doações, contribuições, promoções, eventos e com órgãos públicos formaliza parcerias para que consiga  alocar recursos financeiros para manutenção e custeio da instituição.

O vereador Marquinhos Taxista concedeu o prêmio Mulher que faz a diferença à professora Ely Nida Costa Cicalise (Professora Biro) formada pelo Centro Pedagógico de Aquidauana e para a professora Eronildes Infran Jorge.  Ely Nida Costa Cicalise ministrou aulas no Instituto Educacional Falcão, Colégio Cândido Mariano, Escola CEJAR, Escola Irene Cicalise e Fundação CERA, onde se aposentou. 

A professora Biro integrou ainda o grupo Bataclã que projetou o nome de Aquidauana na região com belas apresentações. Em 2009 ela foi agraciada  pelo vereador Wezer Lucarelli com o titulo de Cidadã Aquidauanense.

Eronildes Infran Jorge estudou na fundação Bradesco e é formada em magistério. Durante 8 anos atuou como voluntária na Pastoral da Criança no bairro Nova Aquidauana e foi coordenadora da Igreja Sagrada Família. Atualmente faz parte de um grupo de mulheres que leva a palavra de Deus em bairros de Aquidauana.

Maria Sandra de França Leanes, moradora no distrito de Taunay recebeu o prêmio Mulher que faz a diferença por indicação do vereador Sebastião Melo. Estudou na Fundação Bradesco e é pedagoga formada pela UFMS há 13 anos com Pós Graduação pela UEMS, especialização em educação no campo. Maria Sandra de França Leanes é professora concursada da Rede Municipal de Educação e atualmente ocupa a função de diretora da Escola Municipal Visconde de Taunay no Distrito de Taunay em Aquidauana.

O professor e vereador Chico Tavares entregou o prêmio Mulher que faz a diferença para a professora Natalina Aparecida dos Santos que desde 2003 atua como professora na rede de ensino em Aquidauana. Ela assumiu o concurso em 2010 sendo lotada no Centro Municipal de Educação Infantil Andréa Pace de Oliveira, onde atua no momento. Enquanto coordenadora da pastoral da Criança dedicou seu tempo as famílias e crianças dos bairros Arara Azul, Jardim Aeroporto, Vila Pinheiro, Aldeia Urbana Tico Lipu e vila Trindade.

A indígena Tainara Terena também foi homenageada pelo vereador Chico Tavares com o prêmio Mulher que faz a diferença. Tainara que foi Miss Aquidauana em 2006 e Miss MS em 2008 é Engenheira Agrônoma formada pela UEMS em 2011, Pós graduada em Liderança Empreendedora pela Escola Paulista de Direito e instrutora do SENAR de 2012 a 2021. Atualmente Tainara Terena presta serviço na Secretaria de Produção da Prefeitura de Aquidauana atendendo as aldeias do Município.

As homenagens foram encerradas com a entrega do Titulo de Cidadã Aquidauanense para  Dra. Silvia Elaine Giraldi dos Santos, Delegada Regional de Policia Civil em Aquidauana. 

O titulo outorgado em 2021 foi aprovado por unanimidade e entregue à homenageada na noite dessa terça-feira (31) pelo vereador presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, Wezer Lucarelli e Gilberto Cruz, 1º secretário da Mesa Diretora, em nome dos demais vereadores. 

A sessão solene foi encerrada após a fala das autoridades.