Vereadores e prefeito de Aquidauana vão discutir ferrovia com a ANTT

01/04/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 7192

Compartilhe:

Na semana passada no Paço Municipal de Aquidauana representantes da Câmara de Vereadores de Aquidauana, Prefeitura de Aquidauana, rumo Ferrovia, Sudeco e equipe da senadora Soraya Thronicke retomaram o diálogo com órgãos do Governo Federal para tratar da situação malha ferroviária no município de Aquidauana.
Estiveram presentes na reunião virtual os vereadores Reinaldo Kastanha e Clériton Alvarenga, Flávio Gomes (diretor de Trânsito) e o secretário municipal de Planejamento e Obras Públicas, Ronaldo Ângelo, que no ato representou o prefeito Odilon Ribeiro que no momento cumpria agenda em Campo Grande.

Também participaram da reunião, Cesar Lima, da SUDECO (DIPGF),  Diego Ferreira do gabinete da Senadora Soraya Thronicke, além de Emanoel Tavares Costa Junior, Adriano Mohr e Gisa Marilisa Custódio, todos da Rumo Logística.

O tema deu seqüência a discussão iniciada na semana anterior sobre a situação da malha ferroviária da empresa Rumo em Aquidauana. 

Foi colocada em pauta a questão da abertura de ruas e liberação da passagem de nível da rua Quintino Bocaiúva, importante ligação do bairro da Serraria com o Guanandi, além do abandono dos galpões da RFFSA e do pátio da ferrovia na área urbana. 

Com apoio da Câmara Municipal, o prefeito Odilon Ribeiro busca meios legais para pleitear em Brasília, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorização para proceder a abertura de ruas e reivindicar ao Governo Federal a concessão de uma área do pátio ferroviário que está em completo abandono, para que possa ser transformada em estacionamento, no centro da cidade. 

Também foi debatida a possibilidade de elaboração de um projeto de adequação viária para ser apresentado à ANTT que detém o poder de autorizar ou desautorizar qualquer tipo de intervenção viária. É uma autarquia federal responsável pela regulação das atividades de exploração da infraestrutura ferroviária e rodoviária federal e de prestação de serviços de transporte terrestre.

Toda a parte de documentação, mapas e projetos de engenharia que foram solicitados na reunião está sendo preparada para que seja possível viabilizar as autorizações necessárias visando resolver os problemas apresentados, que interferem na mobilidade urbana, segurança e no trânsito de Aquidauana.