Câmara de Aquidauana debate assoreamento do Córrego das Antas

11/03/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 8925

Compartilhe:

Atenta aos problemas que afetam a comunidade aquidauanense, a Câmara de Aquidauana promoveu uma reunião na manhã de ontem, quinta-feira (10) para debater a questão ambiental na região do Distrito de Camisão, em especial no Morro do Paxixi e também em áreas do distrito de Piraputanga e Furna dos Baianos.

O vereador Wezer Lucarelli disse que já no inicio de 2022 algumas denuncias foram encaminhadas pelos moradores da região relatando problemas detectados ao longo do córrego das Antas que teria recebido um grande volume de terra, provocando uma maior turbidez na água.  

Desde então, houve uma mobilização de moradores de Piraputanga e Camisão, para coleta de assinaturas num abaixo-assinado da campanha - #SalvemoCórregodasAntas -.  “As águas límpidas do córrego que nasce na Serra de Maracaju foram tomadas pela lama, o que  motivou esta ação em defesa do Meio Ambiente”, afirmou um dos participantes da reunião. 

Compareceu neste encontro no gabinete da presidência, na sede do Legislativo, Marcelo Moraes (Imasul), Nara Pontes (Imasul), Maria Lucia Moraes (Conselho Curador da Estrada Parque), Ivete Pires, presidente da associação de Moradores da Furna dos Baianos, Wanderelei Mariano- Secretário Municipal de Turismo, Valdenir Bispo-(SEMA-Aquidauana), Hamilton Prado da Policia Militar Ambiental, Jorcelino Prado e Jamil Moraes, ambos do- Movimento #Salvem o Córrego das Antas, Nildo Carvalho Filho, membro do conselho APA – Morro do Paxi e Márcio Cesar Seixas UEMS.

Além do presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereador Wezer Lucarelli a reunião contou com a presença dos vereadores Humberto Torres, Valter Neves, Chico Tavares e Marquinhos Taxista.  

Segundo os vereadores, a questão ambiental é preocupante na região devido ao desmatamento e a gradeação de terra para o plantio, por isso recentemente uma equipe da Policia Militar Ambiental realizou fiscalização em várias propriedades para localizar as fontes do problema, especialmente no Distrito de Piraputanga.  “A partir do local inicial da maior turbidez dos córregos da região, as equipes seguiram vistoriando as propriedades rurais relativamente a erosões, ou falta de conservação de solo, estradas e outros elementos que possam estar contribuindo com o problema”.

Um fazendeiro que mora em Campo Grande e tem propriedade na região foi multado porque a PMA de Mato Grosso do Sul identificou que o manejo do solo em sua propriedade contribuiu com o assoreamento do Córrego das Antas.  Também foi informado pela PMA que nos casos menos graves, as pessoas foram orientadas a realizar alguns procedimentos de proteção e, nos locais mais graves, foram notificadas a apresentarem Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental.

O próximo passo será uma representação junto ao Ministério Publico Estadual e o agendamento de uma reunião com o Promotor de Justiça para se buscar a adoção de medidas para conter as atividades de agricultura no Morro do Paxixi. “Enquanto o forte na região era a pecuária, nada foi detectado em relação à poluição dos córregos que banham aquela localidade”, esclareceu um dos participante da reunião.

Essa atividade já está causando transtornos a indústria do turismo, pois grupos de turistas cancelaram agendas em virtude da sujeira da água. Outro ponto preocupante é que com o desmatamento em cima da serra, os animais acabaram expulsos e buscam alimentação em outras área, incluindo na furna dos Baianos onde o plantio de mandioca fortalece a produção de farinha.

Após a reunião, o vereador, presidente da Câmara Municipal de Aquidauana Wezer Lucarelli disse que a questão da preservação do Meio Ambiente é uma pauta priorizada pelo Poder Legislativo em sua gestão devido aos transtornos e prejuízos coletivos a população e ao meio ambiente, lembrando ainda do Plano Diretor que tem dado ênfase aos problemas da siderurgia em Aquidauana que afeta vários bairros. “Somos solidários e parceiros desta causa” enfatizou. 

Durante a reunião ficou acordado que, se necessário, o Poder Legislativo vai estabelecer parceria com a Prefeitura para custear a realização de uma pericia visando detectar as causas e o real problema da região, com intuito de definir ações que possam garantir a preservação do meio ambiente em Aquidauana. “Tenho o aval e o apoio dos demais vereadores para contribuir efetivamente com dinheiro do Legislativo nesta luta, que tem como prioridade inicial salvar o córrego das Antas”, finalizou Wezer Lucarelli.