Nilson Pontim reivindica EJA na extensão de escola estadual em Cipolândia

19/02/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 2077

Compartilhe:

O vereador Nilson Pontim (MDB) apresentou na última terça-feira (15) durante Sessão Legislativa na Câmara Municipal de Aquidauana um oficio encaminhado à Secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amêndola da Motta com cópia a professora Gleide Godoy do Núcleo Regional de Educação em Aquidauana reivindicando a implantação do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) – Ensino Médio (supletivo) no distrito de Cipolândia na extensão da Escola Estadual Geraldo Garcia Ferreira.

Antes de adentrar ao mérito do tema, o vereador Nilson Pontim (MDB) frisou ser oportuno relembrar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi criada para priorizar o indivíduo que não teve oportunidade de iniciar ou concluir seus estudos em idade escolar, no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. “O programa é fundamental para que jovens e adultos possam retomar os estudos e, com isso, dar o primeiro passo na carreira, isto porque, ao conseguir o diploma do ensino médio, você tem o pré-requisito para ingressar no ensino superior, podendo escolher a área que mais combina com você e com seus sonhos profissionais”, explicou o parlamentar.

Nesta linha de raciocínio, Nilson Pontim solicitou estudos sobre a viabilidade de implantar a EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino médio, no distrito de Cipolândia/MS, visto ser uma necessidade apresentada pelos moradores do distrito que abandonaram o sistema formal de ensino e que acabaram também não dando continuidade aos estudos pelo fato do mesmo ser realizado apenas na sede do município. “A educação de Jovens e Adulta (EJA) tem sido uma ótima ferramenta, possibilitando a essas pessoas continuarem seus estudos e a buscarem inserção no mercado de trabalho. Com a implantação do referido programa, essa clientela seria alcançada”.

Segundo informou o vereador Nilson Pontim, atualmente está havendo grande procura por parte dos interessados nessa modalidade de ensino, seja nas fazendas, assentamentos e no distrito de Cipolândia por aqueles que não concluíram o ensino médio. “Por estas razões venho solicitar a implantação do programa EJA na Escola Estadual Geraldo Afonso Garcia Ferreira – Extensão no distrito de Cipolândia, município de Aquidauana”.

Por fim, na certeza do atendimento da solicitação deste parlamentar, diga-se de passagem, emanada pelo povo de Aquidauana, em especial, aqueles que residem na região de Cipolândia/MS, renovamos nosso apreço e consideração a esta Secretaria Estadual de Educação.