Projeto institui o Festival Encontro de Etnias no muncípio

09/12/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 4712

Compartilhe:

O projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Meireles (MDB), que institui o Festival Encontro de Etnias, no calendário oficial do município, foi apresentado e lido em Sessão Legislativa.

Esse projeto, conforme esclarece o autor, visa fomentar a cidadania e economia da cultura relacionadas às artes e manifestações culturais com o intuito de reunir as comunidades étnicas em Aquidauana, que contribuíram para a formação da identidade cultural da cidade.

Além do resgate e valorização cultural, acrescenta, o evento, a ser realizado durante as comemorações oficiais do aniversário de Aquidauana, pretende proporcionar a exposição de apresentações culturais de grupos tradicionais, stands com comidas típicas e artesanato; música regional, danças típicas e produção de documentários.

Segundo ele, a proposta visa  o resgate da memória das etnias que ajudaram na construção da identidade cultural da cidade.

“Esses saberes são aprendidos na vivência, no cotidiano, nos rituais, transmitidos de geração em geração. Portanto, faz-se mister a implementação de tal atividade que reconheça o importante papel das culturas na organização sociocultural de Aquidauana”, comenta.

Esses imigrantes, completa, por meio de suas habilidades, contribuíram com o progresso de Aquidauana, já que na época havia poucos profissionais qualificados no município: construtores, comerciantes, agricultores, industriais, profissionais liberais entre outras atividades.

Esse projeto, encaminhado às Comissões Permanentes da Casa de Leis, será avaliado pelo órgão deliberativo, que emitirá parecer jurídico favorável ou não a tramitação em plenário.