Legislativo sedia simpósio sobre fruticultura e diversificação regional sustentável

07/12/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 8869

Compartilhe:

Nesta segunda-feira (6) no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana ocorreu, o Simpósio de Fruticultura - Oportunidades para Diversificação Regional Sustentável, que tem como objetivo fomentar estudos técnico-científicos para produção de mudas, cultivo e geração de novos produtos, assim como, incentivar a valorização da cultura local. O evento teve início às 8h e terminou por volta das 12 horas.

 Durante o simpósio, aconteceram debates e apresentações em eixos temáticos de discussão, sendo eles Comercialização de Fruticultura no Ceasa no Estado de Mato Grosso do Sul, com apresentação de Daniel Mamédio do Nascimento-diretor do Ceasa MS;  Cultura do Limão e Cultura do Abacaxi, apresentado por José Ubirajara Coelho Junior, mestre e engenheiro agrônomo; e finalizando foi discutido a Cultura da Banana com Tércio Jacques Fehlauer, pesquisador da CEPAER/Agraer -engenheiro agrônomo e doutor em Desenvolvimento Rural.  

Participou do simpósio em Aquidauana, o deputado estadual Renato Câmara, que faz parte da comissão organizadora do evento. Em sua fala, o parlamentar disse que o evento é um movimento para incentivar o aumento da renda e a produção de frutas de Aquidauana e região.

O vereador Anderson Meireles destacou que o evento teve como foco a agricultura familiar com intuito de incentivar e potencializar os pequenos produtores do município. Ele disse também, que as palestras fazem parte de uma orientação didática, com explicações corretas para os produtores trabalharem em suas áreas e fortalecer a economia do município.  

Já o vereador sargento Cruz, destacou a parceria com a Prefeitura de Aquidauana, Câmara de Vereadores, deputado Renato Câmara e entidades que fazem parte deste projeto. Ele afirmou também que os participantes do simpósio tiveram uma oportunidade única de obterem conhecimento para produzir com qualidade.
 Ao final das palestras o deputado Renato Câmara agradeceu ao presidente da Câmara Municipal, vereador Wezer Lucarelli pelo apoio na realização do evento e também aos demais vereadores de Aquidauana. 

O evento contou com a participação dos pequenos produtores de Aquidauana e região e, também, atraiu pessoas interessadas em iniciar a produção e comercialização de frutas. O simpósio tem a organização da Assembleia Legislativa, Agraer e do deputado Renato Câmara, com apoio da Câmara Municipal e Prefeitura de Aquidauana, UEMS Aquidauana, Sebrae, Casa da Semente, Eletro Santos, Ceasa/MS, Semagro e Governo do Estado de MS.

Uma semente foi plantada buscando união entre os produtores e os indígenas na produção para o fortalecimento da economia local.  Na mesa de autoridades, o deputado estadual Renato Câmara, vereadores Sargento Cruz, Anderson Meireles, Sebastiãozinho do Taboco e Chico Tavares,  Gerente da UEMS de Aquidauana Professor Doutor Elói Panachuki, Secretária de Produção da Prefeitura de Aquidauana Naiara Nogueira Arguelho, Diretora Executiva do Gabinete do prefeito Odilon Ribeiro, Selma Suleiman,  Julison Farias cacique da aldeia Água branca, Vera Golze da Agraer de Aquidauana e o diretor presidente da AGRAER em MS, André Nogueira Borges. Os vereadores Marquinhos Taxista, Sebastião Melo e Cleriton Alvarenga também prestigiaram a abertura do simpósio.

O evento foi encerrado pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB) e no final cada participante recebeu mudas frutíferas.