Humberto Torres  homenageia professora pelo Dia da Consciência Negra

22/11/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 2713

Compartilhe:

Pelo Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro de 2021, o vereador Humberto Torres (PSDB) homenageia, por meio de uma Moção de Congratulações, a professora Sidineis Ferreira Alves, representante do Grupo TEZ (Trabalhos e Estudos Zumbi) MS, em Aquidauana.

O parlamentar parabeniza todos os membros das comunidades Negras e Quilombolas , cuja data homenageia Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade, porém,  mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares, morrendo assassinado em 20 de Novembro de 1695.

Segundo ele, Zumbi representa a luta dos negros e a consciência negra.

Para o vereador, consciência negra é o sentimento que os negros apresentam relativamente a sua história e a sua herança cultural, o que encoraja a luta negra contra a discriminação.

Com essa moção, acrescenta, o objetivo do Dia da Consciência Negra é promover uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil.

Também, completa, serve para análise do impacto que os negros tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, o que  se pode constatar na música, na política, na religião, na gastronomia e entre várias outras áreas profundamente influenciadas pela cultura negra.

A moção, lida e aprovada em plenário, foi entregue pessoalmente a homenageada pelo autor ao lado dos demais pares e também da deputada Mara Caseiro, que esteve presdente naquela Casa Legislativa.