Wezer cumprimenta o Samu pelos nove anos de criação no município

18/11/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 895

Compartilhe:

Pelos nove anos de criação do Samu (Serviço Móvel de Urgência), transcorrido no dia 12 de novembro de 2021, o vereador Wezer Lucarelli (PSDB) cumprimentou toda equipe de enfermeiros e socorristas por meio de uma Moção de Aplausos, lida e aprovada em Sessão Legislativa.

Segundo parlamentar, esse órgão tem por  finalidade prestar um atendimento pré-hospitalar à população  com equipe treinada e capacitada.  Por ele, são oferecidos serviços de atendimento clínico, obstétrico, psiquiátrico, traumas, entre outros.

O principal objetivo dos socorristas, comenta, é a estabilização do paciente antes da remoção definitiva a fim de amenizar sequelas ou agravos da situação de risco à saúde.

De acordo com o parlamentar, hoje o Samu conta com seis equipes (em plantões de 24h) e duas  ambulâncias - uma de suporte básico no atendimento operacional diário e outra de reserva técnica - com uma média de 180 atendimentos mensais.

“No período de  janeiro a outubro de 2021 já foram mais de 1.659 atendimentos. O órgão  conta com 15 funcionários, entre enfermeiros, técnicos, condutores e a equipe de serviços gerais,  responsáveis por um trabalho que dura 24 horas ininterruptas”, informa.

Segundo o vereador, desde 2009,  a equipe vem se aperfeiçoando por meio de cursos, treinamentos internos e externos; estudos, observações, orientações às equipes de serviço.

Hoje, acrescenta, todos da equipe são certificados e capacitados a salvar vidas em diferentes situações, além de atuar de forma social no município por meio de palestras e treinamentos de primeiros socorros para a população, eventos nas escolas e quando requisitados.

“O medo é uma realidade na vida desses profissionais, que estão expostos constantemente e qualquer manifestação, ainda que seja uma tosse com febre baixa, pode implicar no isolamento da equipe”, comenta.

Para ele, esses profissionais se justificam porque eles sabem que é preciso continuar, reunir forças e não se deixar abater.

Com a tragédia mundial provocada pelo Coronavírus, completa, nunca foram tão necessários e amados pela entrega diária em uma luta muitas das vezes inglória e sob condições adversas.

Portanto, com essa moção,  o vereador apoia e parabeniza o empenho e a dedicação desses profissionais neste momento sem precedentes da humanidade.

“Todos [profissionais de saúde] que estão na linha de frente no combate à pandemia merecem nosso aplauso e reconhecimento, pois as dificuldades vivenciadas diariamente são muitas”, conclui.

A moção, subscrita pelos demais pares, foi entregue pessoalmente aos homenageados pelo o autor, ao lado da deputado estadual Mara Caseiro (PSDB), que esteve em visita à Casa de Leis durante a Sessão Legislativa.