Pontim solicita a aquisição de veículo para transporte de pacientes graves a gravíssimos

18/11/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 2187

Compartilhe:

O vereador Nilson Pontim (MDB), por meio do Ofício de nº 011/2021 (Gabinete),  solicita ao secretário de Estado de Saúde, Geraldo Rezende, com cópia à secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco Fernandes Souza,  a aquisição de veículo  de transporte para atendimento de enfermos portadores de doenças graves do município.

Conforme revela o parlamentar, o município de Aquidauana conta atualmente com uma alta demanda de pacientes em estado grave a gravíssimo, que utilizam do transporte público para tratar doenças crônicas na cidade de Campo Grande com número expressivo de cerca de 25  pacientes diários.

Ele ressalta,  que esse transporte é ofertado pelo município, na maioria das vezes, via ônibus, que sai da  cidade por volta das  03h da manhã, com retorno após o atendimento do último paciente, geralmente  às 19h,   de Campo Grande.

A título de esclarecimento, acrescenta o parlamentar, o transporte ofertado não é específico, há um determinado grupo de enfermidades ou pacientes, que abrange todos aqueles que necessitam do atendimento em município diverso ao que reside.

“Dentre as consultas eletivas, comungam do mesmo transporte os pacientes com doenças mais graves, como aquelas acometidas pelo câncer, cujo efeito do tratamento são diversos”, comenta.

Segundo ele, a queda de cabelo, ansiedade, náuseas, vômitos, anemia, fadiga e alterações renais e digestivas  são os mais frequentes  causados  pela  quimioterapia, radioterapia, etc.

Pontim  lembra,  que esses pacientes acometidos por doenças crônicas graves  são buscados em domicílio  por não possuírem condições físicas e psicológicas, sequer, de se locomoverem até o ponto de partida fixado pelo município.

O vereador considera oportuno esclarecer  que não são raros os casos em que o paciente em tratamento de doença grave, como a apresentada, fica à espera do término da consulta de todos os outros pacientes que fazem o uso do serviço de transporte oferecido pelo município.

“Para essas pessoas  que realizam esses tratamentos com efeitos colaterais devastadores a espera de retorno para a sua moradia é uma tormenta  para não se dizer um sofrimento”, garante.

Por fim, o parlamentar sugere a aquisição de  um veículo de transporte, tipo Van, Mercedes-Bens-Sprinter, com valor atual de mercado de R$ 259.902,99 mil,  que possibilite a locomoção com mais agilidade e conforto desse público-alvo, permitindo uma maior celeridade no tratamento de modo geral.

“Há de se pontuar  que essa nossa preocupação é dividida com prefeito Odilon Ribeiro, que já solicitou à  Secretaria Municipal de Saúde  por meio do Ofício nº 321/SESAU/GAB uma atenção especial para esses pacientes", finaliza.