Vereador prestigia evento no Hospital de Aquidauana e confirma parceria

10/11/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 9190

Compartilhe:

Na tarde de, ontem, terça-feira, (09) parte da equipe do Hospital Regional Estácio Muniz representando os demais trabalhadores se reuniu na Rua Francisco de Castro em frente ao Pronto Socorro para um ato de homenagem aos pacientes que perderam a batalha para a COVID-19 e um gesto de pesar pelas famílias enlutadas. 

O objetivo, segundo informações da assessoria do hospital foi acolher com um abraço todos que ainda estão vivenciando a dor do luto por alguém querido, convivendo com a perda, na compreensão de que não se pode curar o luto, mais é possível cuidar dele. “Cada paciente deixou registrado sua luta pela vida, como um legado”.

O evento foi prestigiado com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, Policia Militar e SAMU que atuaram na linha de frente desde o inicio da pandemia, prestando socorro, salvando vidas, em parceria ativa com as equipes do Hospital Regional de Aquidauana.

Durante a homenagem houve um momento de reflexão, através de louvor e da mensagem do pastor Vandy, a soltura de balões branco em homenagem às vitimas da Covid-19. Neste momento também é necessário trazer consciência coletiva e esperança para quem está se vacinando, de que dias melhores estão por vir. 

O professor e vereador Francisco Tavares representou o Poder Legislativo de Aquidauana, levando a todos, os mais sinceros agradecimentos pela atuação de cada setor da unidade hospitalar e também dos parceiros, Corpo de Bombeiros, Policia Militar e equipe SAMU Aquidauana.  A diretora executiva de Gabinete na Prefeitura de Aquidauana, Selma Suleiman representou o prefeito Odilon Ribeiro na solenidade.

Em contato com a imprensa o vereador Chico Tavares, em nome do presidente do legislativo, vereador Wezer Lucarelli e dos demais vereadores ressaltou a importância do trabalho realizado pela equipe do Hospital Regional Estácio Muniz e manifestou tristeza pelas vidas perdidas para a COVID-19 no município de Aquidauana. “Perdemos amigos e pessoas queridas e lamentamos profundamente cada óbito ocorrido em nossa cidade”, frisou Chico Tavares.

Chico Tavares destacou que o Poder Legislativo está atento as necessidades da coletividade e também em relação ao hospital, tanto que recentemente através de devolução de receita de duodécimo viabilizou a aquisição de equipamentos para a unidade de saúde.

Covid-19 em Aquidauana

De acordo com a assessoria do Hospital Regional de Aquidauana, não há nenhum paciente internado em virtude de contágio pelo coronavirus e no quesito vacinação, o avanço está gerando tranqüilidade à população, porém se faz necessário manter medidas preventivas, como uso de mascara, distanciamento social sempre que possível, manter os ambientes bem ventilados e cuidar da higiene pessoal, principalmente das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Outra prioridade é a vacina que já está disponível em todas as unidades de saúde básica do município de Aquidauana.

Parceria

Em relação ao ato, a assessoria do Hospital Regional Estácio Muniz destacou que ele precisa ser encarado por todos como um pacto de proteção coletiva.  
Neste contexto o Poder Legislativo tem sido um aliado da unidade hospitalar, através de decisões da mesa diretora presidida pelo vereador Wezer Lucarelli que já efetuou a devolução de recursos de duodécimo ao Poder Executivo destinado a aquisição de equipamentos para a unidade de saúde, que na rotina de um hospital são utilizados para definição de diagnósticos permitindo tratamento adequado para cada paciente.  

Partes dos recursos estão sendo investidos na aquisição de equipamentos para o Centro Cirúrgico deste hospital que atende pacientes dos municípios da micro-região, sendo eles Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Bodoquena. “Estamos colaborando com a saúde coletiva da população e contribuindo com a gestão do prefeito Odilon Ribeiro”, disse o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, Wezer Lucarelli que confirma já ter repassado através de devolução de duodécimo para investimentos no Hospital Regional Estácio Muniz, algo em torno de meio milhão de reais.