Humberto pede ao Hemosul a retomada das campanhas de sangue e medula óssea

04/11/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 2581

Compartilhe:

O vereador Humberto Torres (PSDB), por meio do Ofício de nº 015/2021, quer que a coordenadora geral da Rede Hemosul-MS, Marli Terezinha Micharki, estude a possibilidade da retomada das campanhas de doação de sangue e medula óssea.

O parlamentar entende que as campanhas foram interrompidas durante a pandemia causada pelo Covid- 19, no entanto,  ele  crê  que o período crítico já tenha passado e há a necessidade de se retornar à normalidade.

Segundo revela, o município de Aquidauana atende uma microrregião, que abrange os municípios de Anastácio, Dois Irmãos, Nioaque, Miranda e Bodoquena.

“No município existe três hospitais - Cassems, Funrural e  Regional,  que possuem grande fluxo de atendimento, principalmente relacionado às cirurgias que demandam uma grande quantidade de sangue para os pacientes”, acrescenta.

Para realizar a doação de sangue, esclarece o vereador, o voluntário tem que se deslocar à Capital, a cerca de 130 km de distância do município.

“Muitos [voluntários] que gostariam de fazer a doações não têm condições de fazer todo esse percurso, o que impossibilitam  salvar vidas”, conclui.

O parlamentar, portanto, espera contar com o apoio dessa Coordenadoria a fim de atender uma necessidade premente da região.