Neves solicita a recuperação do antigo prédio do Aeroporto Canrobert, no Jardim Aeroporto

22/10/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 3622

Compartilhe:

A recuperação do prédio onde funcionava a parte administrativa do antigo Aeroporto General Canrobert Pereira da Costa, situado no Jardim Aeroporto II, no município,  para implantação de um posto policial na região, foi solicitada pelo vereador Valter Neves (PSD) às secretarias municipais de Planejamento e  Obras Públicas e Serviços Urbanos, por meio de Indicação apresentada em Sessão Legislativa.

“Aquidauana, cidade progressista, preparou-se para receber o avião. Para tanto, de 1º a 5 de setembro de 1928, o agrimensor Leopoldo de Carvalho, contratado pela municipalidade, procedeu a estudos e localização do campo de pouso. A 21 de setembro seguinte, o intedente-geral Jorge Bodstein Filho contratou com o engenheiro Aurélio Ibiapina a construção do Campo de Aviação Municipal, concluída a 28 de fevereiro de 1929”, conta.

O parlamentar apurou, que em 20 de agosto de 1929, às 10 horas e 45 minutos, o avião Mato-Grosso, pilotado por Vasco Cinquini, fazia a primeira aterrissagem em solo aquidauanense, e por esse feito foi-lhe concedido o prêmio de 1:000$000 (um conto de réis) pela municipalidade, conforme relatado pelo saudoso Claudio Robba por meio  do Livro Aquidauana Ontem e Hoje).

Diante do relato histórico e com a finalidade de preservar a história do antigo aeroporto Canrobert, Valter Neves solicita que  seja recuperado o prédio onde funcionava a parte administrativa do aeroporto, que hoje encontra-se em estado de abandono e sem uso a fim de  implantar um posto policial na região, preservando toda a característica do prédio, como forma de resgatar nossa história.