Pontim solicita a disponibilização de óculos de grau para atender vulneráveis

08/10/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 2640

Compartilhe:

O vereador Nilson Pontim (MDB), por meio do Ofício de nº 009/2021 (Gabinete), solicita à secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco Fernandes Souza, a viabilidade da disponibilização de óculos de grau para atendimento aos mais humildes e vulneráveis do município.

Pontim ao justificar o   pedido disse que tem sido constantemente procurado e cobrado pelos munícipes de Aquidauana por uma atenção maior do Executivo frente ao problema na aquisição dos óculos pelo paciente necessitado.

Segundo esclarece, são constantes os casos em que o paciente faz a consulta médica, identifica o problema com sua visão e fica impossibilitado de remediar o seu quadro clínico, diante da impossibilidade financeira para a adquirir o óculos corretivo.

“Sabemos que nestes casos, foge a alçada da assistência social o amparo aos comprovadamente necessitados, em especial a aquisição de óculos, podendo referida assistência ser desempenhada pela Secretaria de Saúde, o que se busca neste ato”, explica.

De acordo com ele,  não são raros os casos em que o cidadão, sequer, consegue fazer a consulta médica, diante da gritante demora na realização dos exames, fato que  tem causado imensa preocupação.

Pontim esclarece, ainda, que  se faz necessário argumentar que os óculos de grau servem para corrigir erros ou  diminuir a dificuldade para enxergar do paciente devido a algum problema ocular, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

“Destaca-se  ainda, que eles são capazes de melhorar o conforto ocular de quem tem fotofobia, a aversão à luz. São também excelentes alternativas para quem deseja evitar a presbiopia, chamada popularmente de vista cansada”, completa.

Esse mesmo expediente, Pontim encaminhou, com cópia, ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), a fim de que a sua proposta seja estudada com carinho e, dentro do possível, atendida a fim de beneficiar a comunidade pobre do município.