Meireles homenageia servidores penitenciários por  data comemorativa

22/09/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 11275

Compartilhe:

Pela data comemorativa  ao Dia do Servidor Público Penitenciário, que transcorre no dia 25 de setembro de 2021 (sábado), o vereador Anderson Meireles (MDB), homenageou três funcionários por meio de  Moções  de Congratulações apresentadas  na Sessão Ordinária dessa terça-feira (21.09.2021).

Alex Vasconcelos dos Santos

De acordo com Meireles, o homenageado , agente penitenciário estadual há 23 anos, possui  curso superior e pós graduação. É servidor experiente, chefe de equipe,  respeitado  e admirado por  seus pares,  e tem cooperado com a unidade penal. Além de suas tarefas regulamentares, é sempre presente em atender e disposto a contribuir no ambiente de trabalho.

Ainda de acordo com o parlamentar, Alex é o líder de sua equipe no plantão de 24 horas de serviço; trabalha diretamente com a movimentação do cárcere. É de sua incumbência, a custódia das pessoas privadas de liberdade.

Meireles  revela ainda, que o plantão começa com a conferência dos custodiados, abertura de celas, recebimento de audiências, encaminhamento de presos para atendimento, acompanhamento de videoconferências, elaboração de documentos, livros de registros, etc. ..

Ilda Gomes Gama

De acordo com Meireles, a homenageada , agente penitenciária estadual,  lotada no Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA), ingressou nas fileiras da instituição em 2001. Completou em 2021, 20 anos de serviços prestados ao Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo o parlamentar, ela, que  trabalha em escala de plantão, é responsável pela portaria principal da unidade e  tem sob sua responsabilidade a fiscalização e registro de toda movimentação de entrada e saída de pessoas e materiais, bem como , em dias destinados à visitação. Além disso,  é de seu encargo a vistoria por meio de escâner e detector de metal, assim como,  a inspeção de pessoas e produtos para inibir a entrada de ilícitos.

A homenageada é pós-graduada na área de Gestão com diversos cursos de capacitação. Representa hoje, a mulher na corporação penal, executando atividade de risco e  desempenha sua função com zelo e presteza.

  Neusa Maria da Silva Mata

Segundo o parlamentar, a homenageada, agente penitenciária, é  assistente social, formada pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), com pós-graduação em políticas públicas de Gênero e Gestão Prisional.

Iniciou suas funções no setor de serviço social do sistema prisional em 2004, lotada no Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA) desde 2005.

Ainda segundo Meireles, com 17 anos de serviços penitenciários, ela atende internos e familiares, coordena o setor de educação do EPA e participa de projetos e atividades que promovem a execução penal.

A homenageada  é dedicada, cooperativa e sempre  busca a efetivação das políticas públicas desenvolvidas pela unidade, a qual acredita na ressocialização da pessoa encarcerada.  

O vereador esclarece,  os agentes penitenciários, que lidam com o dia a dia dos estabelecimentos penais de Mato Grosso do Sul ,têm a função de manter a segurança e disciplina nas unidades prisionais, bem como,  contribuir com a ressocialização do detento influenciando diretamente para que se tenha uma sociedade mais segura.

Conforme revela o parlamentar, celebrado desde 2007, a data faz referência  a criação da carreira de segurança penitenciária, dentro do Poder Executvo estadual  pela Lei 2518/2002.

As moções, lidas e aprovadas em plenário, foi entregue pessoalmente pelo autor aos  homenageados, durante Sessão Legislativa, ao lado demais pares.