Aprovado  o projeto que  cria o programa Prata da Casa no município

09/01/2021 - Por: ASCOM - Iramar Ferreira - MTB.804/MS - Visitas: 404

Compartilhe:

Seguirá para o Executivo Municipal a fim de ser sancionado ou vetado pelo prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), o projeto de lei, de autoria do vereador Reinaldo Kastanha (Democratas), que dispõe sobre a criação do  programa “Prata da Casa”, que estabelece a obrigatoriedade de disponibilização de oportunidade  para a apresentação de grupos, bandas, cantores ou instrumentistas locais na abertura de eventos musicais que contém  financiamento público municipal.

O projeto foi deliberado, discutido, votado e aprovado em 2º turno de discussão e votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (31), em plenário.

De acordo com o autor essa lei visa fomentar a participação dos artistas locais em eventos que contem o apoio da iniciativa pública, sob qualquer forma.

Ainda de acordo com o projeto, a medida  oportuniza aparições de artistas aquidauanenses na abertura de shows de maior vulto e estrutura com maior público

“Eles terão a chance de se  apresentar com  trabalho, valorizando a cultura com exposição e impulsionando suas trajetórias, sem que, com isso, tenham que suportar ônus de monta inalcançável(sic)”, avalia.

Para ele,  nenhum prejuízo haverá para o ente público ou para os artistas do evento principal. “Estar-se-á cumprindo o dever constitucional que paira sobre os ombros do município, inserido nos artigos 23, V; 216-A, ¶ 4º da Constituição Federal e em outras dezenas de dispositivos legais constitucionais e infraconstitucionais”.

A valorização dos talentos, a oferta de oportunidade e a disponibilização de cultura são, neste contexto, de acordo com Kastanha, tarefas demasiadamente simples  ao alcance de todos os envolvidos, sem que existam, juntos, motivos para não serem elementos de uma transformação no cenário cultural no município.