Cruz: veículos para transporte de pessoal e insumos às ESF’s

27/08/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 3275

Compartilhe:

A disponibilidade de  veículos para transporte de pessoal e insumos para atendimento às ESF’s (Unidades de Estratégia de Saúde das Famílias) existentes dentro das  comunidades indígenas, bem como,  a contratação de médicos e enfermeiros para atender as aldeias do município, foi solicitada pelo vereador sargento Cruz (MDB) ao deputado estadual Renato Câmara (MDB) por meio do Ofício de nº 028/2021, oriundo do seu Gabinete Parlamentar, no dia 18 de agosto de 2021.

O vereador  quer que o deputado faça gestão politica junto à Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), bem como, à Missão Kaiuá a fim de que essa proposta possa merecer respaldo dos órgãos responsáveis.

Conforme justificativa do parlamentar, as aldeias atualmente  estão sendo atendidas por um médico uma vez na semana com demanda populacional  de aproximadamente sete mil  habitantes e a Aldeia Limão Verde com aproximadamente 2 mil habitantes.

Ainda segundo ele,  as comunidades estão  distante da sede do município aproximadamente 54 Km e 20 Km, respectivamente. Além disso, acrescenta, há uma grande demanda do atendimento médico da população indígena existente nessas aldeias, devido o alto número de idosos, hipertensos e diabéticos.

Por essa razão  e considerando que o atendimento da SESAI e Missão Kaiuá são insuficientes para atender a demanda, o que sobrecarrega o SUS (Sistema Único de Saúde) principalmente na atenção primária, o vereador Cruz solicita  que sejam tomadas as medidas necessárias de modo a garantir a assistência integral adequada à população indígena.