Aquidauana 129 anos: Sessão Solene, noite de emoção e esperança

21/08/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 11230

Compartilhe:

Obedecendo aos protocolos de biossegurança recomendados pelas autoridades sanitárias (uso de máscara, álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento social), aconteceu na noite desta sexta-feira (20) no Plenário Estevão Alves Corrêa, da Câmara Municipal de Aquidauana, Sessão Solene de Entrega de Títulos de Cidadão e Cidadã para pessoas que contribuíram com o progresso e o desenvolvimento do município e não nasceram aqui.

Durante a sessão, que faz parte dos festejos do aniversário da cidade, que no último dia 15/08 completou 129 anos de fundação, 33 pessoas foram homenageadas com a honraria, outorgada pela Casa de Leis, e indicada pelos 13 vereadores.

Depois de quase oito meses, a Casa de Leis voltou a receber o público, porém, restrito, por causa da pandemia do coronavirus e o evento foi transmitido ao vivo pela plataforma digital do Poder Legislativo.

Após a entrega das honrarias pelos vereadores aos homenageados aprovadas por meio de Decreto Legislativo, o presidente do legislativo, vereador Wezer Lucarelli (PSDB), que presidiu a Mesa, também facultou o uso da palavra a representantes dos homenageados.

O advogado e procurador jurídico da Casa de Leis, Marcelo Portocarrero, representando os homenageados, agradeceu o vereador Wezer, homem público, íntegro e probo, pela concessão do título e ressaltou que a indicação dos demais nomes agraciados não ocorreu por acaso, mas levando em conta o amor e a disposição demonstrada no sentido de ver Aquidauana “ nos moldes do seu lindo hino, como uma cidade fulgurante, cheia de vida e repleta de esplendores”. Para ele, para ser cidadão correto, justo e perfeito, em defesa dos interesses da pátria, “devemos ser exemplo de homens e mulheres na busca contínua do bem comum e da ética”.

O vereador Everton Romero (DEM), representando os demais pares homenageados, disse do seu orgulho em representar os novos parlamentares, que não são nascidos em Aquidauana, mas que hoje residem e geram emprego cada um dentro da sua profissão. “É por essa terra e sua gente, que vamos lutar em defesa da nossa população”, garantiu, ao comentar que a Câmara é eclética, diversificada, cujos pares têm opiniões divergentes, mas que a missão de todos é levantar a bandeira de Aquidauana. “É com trabalho que vamos devolver essa homenagem”, completou.

O vereador Nilson Pontim (MDB), representado os demais colegas, lembrou que os homenageados que receberam os títulos residem em Aquidauana, porém, vieram de outros municípios, aqui fixaram residência e participam ativamente do desenvolvimento do Município. “Muitos já foram homenageados e outros também merecem esse mesmo título, mas hoje vocês são cidadãos aquidauanenses, têm nosso reconhecimento e respeito como filhos da nossa querida Aquidauana”, destacou. Para Pontim, é motivo de orgulho prestar essa homenagem aos novos cidadãos, que agora fazem parte da história”, comemorou.

O deputado estadual Renato Câmara (MDB) – homenageado também com o Título de Cidadão Aquidauanense – disse que antes de qualquer cargo público todos são de cidadãos. Segundo ele, “temos essa responsabilidade de lutar e trabalhar com o objetivo de promover as transformações que a sociedade nos cobra”. Conforme declarou, Aquidauana ao longo de seus 129 anos vêm se desenvolvendo como referência na região. Ele reconheceu o trabalho do prefeito Odilon Ribeiro no processo de articulação política, que tem possibilitado conquistar investimentos para Aquidauana. “Estou honrado por compartilhar com cada cidadão aquidauanense esse título, que agora faz parte da minha história”, concluiu.

O prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), que participou da sessão e também como anfitrião dos festejos do aniversário da cidade, em rápidas palavras agradeceu a parceria com a Casa de Leis e afirmou que os homenageados são importantes para Aquidauana. “Aquidauana ama cada um de vocês”, reportando-se aos homenageados da noite. Ele disse sentir orgulho em recebê-los de braços abertos. “Agradeço pelo empenho e parceria de todos em comemoração aos 129 anos de história de nosso Município”, finalizou.

 E por último, o presidente Poder Legislativo, vereador, Wezer Lucarelli, disse que o reconhecimento dos homenageados veio antes do próprio decreto e que a Casa nada mais faz do que externar a vontade da população. “Por meio dos nossos atos, os homenageados, que conferirem o seu registro aquidauanense de nascimento, todo dia 20 de agosto, poderão festejar esse momento importante na vida de cada um”, frisou.

Wezer teve a sua proposta, considerada inédita, de homenagear os vereadores, que não são naturais de Aquidauana, com o Título de Cidadão Aquidauanense, deliberado e aprovado em plenário. Contudo, ele entende que o maior título eles já receberam das urnas. “Aquidauana é uma cidade de coração grande, visto que agora os vereadores novos são de direito aquidauanenses, mas de fato já o são há muito tempo pelo resultado das urnas”, lembrou.

Reportou-se ao prefeito Odilon como o melhor prefeito da região e como parceiro, que está ao seu lado, para avançar com esperança, disse, “é muito bom ver a volta do público a esta Casa de Leis”.

Wezer frisou que está fazendo uma gestão com dedicação, responsabilidade e eficiente o que garante a valorização do recurso público. Exalto a transparência dos atos da Casa, como por exemplo, a postagem no site institucional do Legislativo os gastos públicos, diária dos vereadores e outros recursos empregados no dia a dia da gestão. “A Câmara dedica respeito e responsabilidade para com a população de Aquidauana”, concluiu.

A mesa dos trabalhos foi composta, além do presidente Wezer Lucarelli, pelo prefeito Odilon Ribeiro, deputado estadual Renato Câmara, vice-prefeito de Anastácio, Laércio Valério, e mais 11 vereadores Anderson Meireles, Everton Romero, Clériton Alvarenga, Marquinhos Taxista, Tião Melo, Sebastiãozinho, Nilson Pontim, Humberto Cristaldo, Reinaldo Castanha, Sargento Cruz e Valter Neves. A exceção foi o vereador Chico Tavares (PT), que por motivo de doença em família justificou a sua ausência na solenidade que proclamou novos cidadãos aquidauanenses. 

No plenário registramos a presença do Tenente Coronel Daniel Elias dos Santos, comandante do 7° Batalhão de Policia Militar de Aquidauana, 1ª dama do município Maria Eliza Ribeiro e a Diretora Executiva do Gabinete do Prefeito, Selma Suleiman, além de familiares dos homenageados.

Confira a relação dos que receberam o Título de Cidadão Aquidauanense.

Homenageado

Vereador

Decreto

Carlos Ferreira Reis

Sargento Cruz

002/2021

Renato Pieretti Câmara

Sargento Cruz

003/2021

José Enivaldo Dorte de Oliveira

Humberto Torres

004/2021

Jerônimo Ricardo de Melo Falcão

Humberto Torres

005/2021

Nelio Lima dos Santos

Valter Neves

006/2021

Jader Lins Filho

Valter Neves

007/2021

José do Nascimento Silva Filho

Everton Romero

008/2021

João da Silva

Everton Romero

009/2021

Amauri Moresco

Prof. Clériton

010/2021

Amauri Cavallieri

Prof. Clériton

011/2021

Braz Jacinto  Godoy

Anderson Meireles

012/2021

Genivaldo Ribeiro Pinto

Anderson Meireles

013/2021

Janete Aparecida Mianutti

Chico Tavares

014/2021

Sebastião Medina

Chico Tavares

015/2021

Alger Picolo Ferreira

Marquinhos Taxista

016/2021

Renato Amorim Campos Costa

Marquinhos Taxista

017/2021

Adriano da Silva Rodrigues

Reinaldo Kastanha

018/2021

Paulo Ricardo Pereira Chedid

Reinaldo Kastanha

019/2021

Kátia Pereira Gomes

Tião Melo

024/2021

Pedro Arlei Caravina

Sebastiaozinho do Taboco

020/2021

Clereston Lara de Oliveira Queiroz

Sebastiaozinho do Taboco

021/2021

Eduardo Corrêa Riedel

Vereadores PSDB

025/2021

Marcello Augusto Ferreira da Silva Portocarrero

Wezer Lucarelli

026/2021

Marcelo Ramsdorf de Almeida

Wezer Lucarelli

027/2021

Antônio Nilson Pontim

Wezer Lucarelli / Cleriton

028/2021

Everton Romero

Wezer Lucarelli / Cleriton

029/2021

Humberto Antônio Fleitas Torres

Wezer Lucarelli / Cleriton

030/2021

Gilberto Barbosa da Cruz

Wezer Lucarelli / Cleriton

031/2021

Marcos Moreira Gomes

Wezer Lucarelli / Cleriton

032/2021

Reinaldo Fontes Pinheiro

Wezer Lucarelli / Cleriton

033/2021

Francisco Tavares da Câmara

Wezer Lucarelli / Cleriton

034/2021

Márcio Fernandes

Nilson Pontim

022/2021

Aparício Ramão Silveira

Nilson Pontim

023/2021