Viatura exclusiva e personalizada para atender mulheres vítimas de violência domestica

18/08/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 5194

Compartilhe:

Estudos para destinação de uma viatura exclusiva e personalizada para atender o patrulhamento de mulheres vítimas de violência doméstica e com medidas protetivas foram sugeridos pelo vereador Anderson Meireles (MDB)ao comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar de Aquidauana, tenente coronel Daniel Elias dos Santos, por meio de Indicação apresentada em plenário.

Segundo ele, o município  conta com uma ampla e atuante rede de atendimento e combate à violência contra mulher. Porém, acrescenta, ele entendes a necessidade de fortalecer as políticas públicas ao ponto de potencializar as ações das instituições envolvidas nessa missão.

Por conta disso,  o vereador solicita  ao Comando, que disponibilize um veículo personalizado (cor lilás e identificação visual) que fará com exclusividade a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas determinadas pela justiça com base na Lei Maria da Penha, criada com o objetivo de investigar e punir crimes de violência à mulher.

“Não são apenas as cores das viaturas que podem promover mudanças. O tom lilás, que irá envelopar parte o carro ocupado por policiais treinados, visa garantir segurança não só no atendimento, mas nas patrulhas”, comenta.

Para ele, trata-se de uma mudança de paradigma, abordagem e acompanhamento - novidade para uma corporação especializada no patrulhamento ostensivo.

A medida, completa, visa oferecer acima de tudo, sentimento de confiança, auxílio e segurança por quem é vítima de violência, já que o medo, a vergonha de se expor e de denunciar fazem com que as estatísticas sejam inferiores à realidade pela subnotificação dos casos.

.