Atendimento psicológico e psiquiátrico á trabalhadores da Saúde em Aquidauana

27/06/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 13203

Compartilhe:

Na manhã da última quinta-feira (24) o vereador, presidente da Câmara Municipal, Wezer Lucarelli (PSDB) se reuniu com membros do Núcleo de Vigilância de Saúde do Trabalhador de Aquidauana coordenado por Guilherme Pinheiro da Silva. 

A Coordenadoria de Saúde do Trabalhador desenvolve um conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e a proteção da saúde do trabalhador, assim como visa a recuperação e a reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, de acordo com a Lei Orgânica da Saúde.

Na pauta desta reunião que contou inclusive com representantes do Conselho Municipal de Saúde a necessidade de se implantar um serviço de atendimento psicológico e psiquiátrico para priorizar os trabalhadores que atuam na linha de frente no combate a COVID-19 tanto nas unidades de saúde do município de Aquidauana, quanto nos hospitais.

O encontro realizado no Plenário Estevão Alves Corrêa do Poder legislativo de Aquidauana por questão de prevenção, contou ainda com a presença de Caio Leônidas de Barros, coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, entre outros.

Na oportunidade, o parlamentar Wezer Lucarelli (PSDB) disse que o tema é uma preocupação do prefeito Odilon Ribeiro que acatou a proposta de propiciar atenção diferenciada aos trabalhadores da área de saúde. “Levamos essa sugestão ao prefeito Odilon Ribeiro, que de imediato entendeu a importância da proposta nos propiciando condições para debater o assunto”, frisou Lucarelli. 

A atenção diária aos pacientes suspeitos e casos confirmados de contágio pelo coronavirus, provoca um impacto mental nesses trabalhadores, pois eles enfrentam com dedicação e responsabilidade essa doença que tem ceifado milhares de vidas no Brasil e no mundo. “Entendemos que a implantação de um programa de atendimento psicológico e psiquiátrico será de grande valia para esses profissionais e também para os trabalhadores da saúde que venceram o vírus e necessitam de atenção prioritária para sua recuperação pós covid”, ressaltou o vereador Wezer Lucarelli.

O trabalhador na área da saúde atua de forma direta e convive com a perda de inúmeras vidas, sendo inclusive afetados mentalmente, por isso a necessidade de estabelecer um plano de trabalho para acolher aqueles que atuam na saúde básica, média e de alta complexidade no município de Aquidauana. “Esse é o nosso público alvo, pela importância da ação de cada um, no dia a dia de luta contra essa doença que nos afeta e nos faz sofrer com perdas significativas”, esclarece o vereador Lucarelli.