Neves sugere a inclusão de deficientes  no calendário de vacinação contra a covid

29/04/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 13613

Compartilhe:

A inclusão de pessoas com deficiência no calendário de vacinação contra a Covid-19 foi sugerida pelo vereador Valter neves (PSD) ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), com cópia à secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco Fernandes Souza, por meio de Indicação apresentada em plenário.

Conforme justificativa do parlamentar, pessoas com deficiência, em especial moderada e grave, apresentam maior dificuldade em assimilar orientações de higiene respiratória, ou seja, o uso consciente da máscara facial, lavagem correta e frequente das mãos, uso de álcool em gel 70%, além de práticas como cobrir a boca na hora de espirrar ou tossir.

“É frequente também levarem objetos à boca, como brinquedos, o que pode, inclusive, propagar o vírus. Ressaltamos, ainda, que a população com deficiência é frequentemente acometida por comorbidades, incluindo hipertensão, diabetes, cardiopatias congênitas e outras malformações congênitas, o que as insere em um grupo de risco por conta de doenças crônicas ou outras comorbidades relevantes”, acrescenta.

Segundo ele, a maior vulnerabilidade se dá no contágio. “É o deficiente físico em contato com a roda da cadeira; o deficiente visual que precisa do braile e da bengala; o deficiente intelectual que tem dificuldade no uso da máscara. Todos estão mais sujeitos à contaminação”, observa.

Para o vereador, o que se vê, entretanto, é que não há prioridade para as pessoas com deficiência, apesar de todos os riscos. No geral,  completa, elas estão inseridas na divisão por idade, com exceção das que vivem em centros de referência específicos.

Contudo, Valter Neves espera que o seu pedido possa ser analisado a fim de contribuir com esse segmento da comunidade aquidauanense, que necessita com rapidez do apoio do Poder Publico Municipal.