Vereador destaca necessidade urgente de reforma do Mercadão

01/03/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 5573

Compartilhe:

Durante Sessão Legislativa Ordinária no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana, o vereador Valter Neves (PSD) encaminhou expediente ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) com cópia ao Secretário de Obras e Serviços Urbanos Archibaldy Macintyre (Mac) e Ronaldo Ângelo, Secretário de Planejamento, no sentido de realizar em caráter de urgência a reforma e revitalização do Mercado Municipal de Aquidauana (Mercadão).

No local se faz necessário a realização de reforma dos banheiros, construção de rampas e corrimão para melhorar a acessibilidade de deficientes físicos, reforma na estrutura do telhado gerando melhor ventilação, restauração na calçada e pintura em toda a estrutura do Mercado Municipal.

Valter Neves entende ser um serviço que precisa ocorrer em caráter de urgência no Mercadão, pois o mesmo encontra-se necessitando de melhorias urgentes nos banheiros totalmente insalubres, na área de acessibilidade, novo projeto para cobertura do local; pois a atual tem gerado goteiras e falta de ventilação, aumentando o calor e com isso impedindo a instalação de barracas na área central do Mercado, principalmente de verduras. “Também é urgente uma nova pintura, reforma nas calçadas, nos pisos e boxes”, reforça o parlamentar.

O Mercado Municipal de Aquidauana, mais conhecido como Mercadão, é um dos pontos turísticos da cidade e já foi um importante centro comercial, e tinha como reduto as colônias japonesa e pernambucana, atraindo a população aquidauanense para compra dos mais diversos produtos como frutas, verduras, carne, queijo, doces, artesanato, ervas medicinais, erva-mate, farinha, peixe, alimentos, etc.

O espaço foi fundado em 1º de maio de 1962 e resiste em manter-se altaneiro no coração da cidade, pulsando o trabalho, a história e a vida dos feirantes. “O Mercadão é um pedaço da história da cidade. Mas infelizmente hoje o prédio encontra-se deteriorado com o tempo e as pessoas acabam por discriminar o local, optando pelas redes de supermercados”. 

Portanto é urgente que o Poder Executivo tenha um olhar mais sensível para esse importante patrimônio do município, um olhar de resgate para que o Mercadão possa dar continuidade ao sonho de seus fundadores e que a referida reforma possa atrair novos feirantes, principalmente da agricultura familiar, e que o Mercadão se torne novamente um espaço pujante e próspero; atraindo produtores da região e incentivando a cultura local. “Entendo que através dessas reformas o Mercadão irá intensificar o fluxo de clientes, gerando mais renda para os comerciantes e segurança aos visitantes e consumidores, atendendo todas as normas de segurança e garantindo mais acessibilidade a todos os usuários do referido loca”, frisou Valter Neves. 

O Mercadão é gerenciado pela Associação dos Permissionários do Mercado Municipal, e presidido por Josué da Silva Ávila. Possui mais de 30 boxes, sendo 22 permissionários.