Mudança de categoria do SAMU beneficia população de Aquidauana

21/02/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 6605

Compartilhe:

Durante Sessão Legislativa Ordinária no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana, o vereador Anderson Meireles (MDB) encaminhou expediente a Secretária de Saúde, Cláudia Franco Fernandes, com o objetivo de realizar estudos de viabilidade técnica para alterar a categoria do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, de Suporte Básico Habilitado para Qualificado.

O vereador Anderson Meireles esclarece que essa mudança de categoria visa oferecer melhor atendimento nas atividades de socorro às vítimas de sinistros e acidentes em Aquidauana e região.

Vale ressaltar que hoje, a equipe do SAMU é composta por técnicos de enfermagem e motoristas e com a mudança para Categoria Qualificado, profissionais de enfermagem passariam integrar a equipe do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, um serviço brasileiro de atendimento às urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência.

Anderson Meireles entende que a presença de um profissional de enfermagem no atendimento às vítimas, levará mais qualidade no socorro. “No caso de o Município aderir a essa categoria Qualificado, receberia um aporte ou incentivo financeiro do governo Federal e Estadual para desempenhar suas atividades de rotina”, explicou o vereador.