Meireles: projeto cria política pública de prevenção de enchentes no município

08/06/2020 - Por: ASCOM - Visitas: 6877

Compartilhe:

O projeto de lei de autoria do vereador Anderson Meireles (MDB), que dispõe sobre a política pública de prevenção de enchentes e alagamentos através de dispositivo chamado “boca de lobo inteligente” como forma de prevenção às enchentes do município de Aquidauana, foi apresentado e lido em Sessão Legislativa.

Conforme justificativa do autor, a propositura visa a implantação de boca de lobo inteligente como prevenção de enchentes e alagamentos como outros desastres naturais relacionados ao entupimento das galerias de águas pluviais.

A medida, segundo ele, busca criar alternativas que melhorem o sistema de drenagem das águas pluviais, além de facilitar o manuseio dos operadores da limpeza pública municipal, eliminando os excessos de esforço físico na atividade de manutenção, conservação e a exposição de agentes nocivos à saúde do trabalhador durante a limpeza desses bueiros sem a instalação das caixas coletoras ou gaiolas.

“O objetivo dessa propositura é formar políticas de educação e conscientização ambiental, procurando trabalhar possibilidades que agreguem cuidados e zelo pelo meio ambiente”, explica.

Ainda segundo ele, essa atitude também tem a  intenção de promover a capacidade em criar meios inteligentes em solucionar problemas que afetam o cotidiano das pessoas, gerando transtornos desnecessários e que na maioria das vezes têm uma resposta benéfica imediata.

O projeto se encontra em análise nas Comissões Permanentes da Casa a fim de receber parecer técnico e jurídico favorável ou não antes de seguir ao plenário para discussão e votação do texto.