Meireles reivindica atendimento de Pilates para pacientes com Fibromialgia

14/10/2019 - Por: ASCOM - Visitas: 8081

Compartilhe:

Estudos visando a  implantação do  atendimento exclusivo de Pilates para pacientes com Fibromialgia foram reivindicados pelo vereador Anderson Meireles (PSB) ao Executivo Municipal de Aquidauana.

Conforme justificativa do parlamentar, os exercícios físicos têm representado a intervenção não medicamentosa mais empregada e estudada na fibromialgia.

Alguns dos benefícios gerais do método pilates, segundo explica Meireles, é melhorar a flexibilidade do corpo e a saúde em geral, com ênfase no tronco, força, postura e coordenação da respiração com movimento, resistência muscular abdominal e equilíbrio estático e dinâmico.

De acordo com estudos sobre o tema, os exercícios devem ser prescritos com cautela e não devem ser extenuantes. Deste modo, o instrutor deve prescrever exercícios iniciais com intensidade leve e aumentar gradativamente, de forma que seja tolerada pelo paciente. Por isso,o parlamentar  solicita atendimento específico para pacientes com fibromialgia.

O pilates na fibromialgia é aplicado nesses pacientes com exercícios de baixo impacto, o que traz benefícios à saúde do praticante, como: fortalecimento muscular global, melhora das funções neuromusculares, correção postural, melhora da circulação e oxigenação das fibras musculares, diminui as contraturas através do relaxamento muscular, aumenta e mantém a flexibilidade muscular e aumenta a coordenação e equilíbrio, entre outros.

Ele ressalta,  que o município já tem leis específicas para atender pacientes com fibromialgia, que por sua vez, estão buscando junto ao Poder Público o apoio para avançar nas políticas publicas de acolhimento digno.