Meireles: folga a servidores para exames de mamografia e próstata

03/11/2017 - Por: ASCOM - Visitas: 7126

Compartilhe:

O projeto de lei de autoria do vereador Anderson Meireles (PSB), que autoriza a Prefeitura a conceder um dia de folga aos servidores públicos para a realização de exames de mamografia e próstata, foi lido em Sessão Legislativa.

A proposta, segundo o autor, tem por objetivo estimular os servidores do sexo masculino e feminino a realizar esses dois importantes exames pelo menos uma vez ao ano. São doenças, que se diagnosticadas ainda na fase inicial, a probabilidade de cura é real.

Os  médicos recomendam  que em geral deve-se fazer o exame de mamografia a partir dos 40 anos de idade com um intervalo entre os exames de 1 a 2 anos para as mulheres que não possuem histórico familiar de câncer de mama.

“Se existir um caso na família, como tia, irmã ou mãe, o indicado é realizar o exame todos os anos a partir dos 35 aos de idade para a prevenção da doença”, avisa.

Ainda de acordo com o projeto, a critério  médico o exame de mamografia pode ser solicitado a qualquer hora, especialmente se houver uma suspeita, como presença de nódulos, além de outras queixas, que podem levar seu médico a suspeitar de um tumor na região das mamas.

Em relação ao exame de próstata, mais de dois milhões de novos casos da doença estão aparecendo todos os anos no país. “Os brasileiros estão com o sinal de alerta ligado e procurando cada vez mais por ajuda especializada”, disse.

Por ser uma doença que se desenvolve em muitos casos, silenciosamente, o exame de próstata – ou exame do toque, como também é conhecido – tornou-se fundamental para identifica-la em estágios iniciais. Inicialmente, os exames eram recomendados para homens acima  dos 45 anos, mas com altos índices, médicos especialistas recomendam que esses exames sejam realizados a partir dos 40 anos. 

O projeto encontra-se  sob a avaliação dos vereadores, membros das Comissões Permanentes da Casa de Leis.