Meireles: projeto autoriza compra de exames particulares

03/03/2017 - Por: ASCOM - Visitas: 6405

Compartilhe:

O projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Meireles (PSB), que autoriza a Prefeitura de Aquidauana comprar exames na rede particular para diagnóstico de câncer em pacientes da rede municipal, está em tramitação nas Comissões Permanentes da Casa de Leis para ser analisado.

Conforme justificativa do projeto, atualmente 8,2 milhões de pessoas morre por ano de câncer no mundo. No Brasil foram registradas 189.454 mortes por câncer em 2013, de acordo com levantamento do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Em 2016, estima-se a ocorrência de mais de 596 mil casos de doença no País, porém, o número ainda não está confirmado.

Entre os homens são esperados 295.200 novos casos, e entre as mulheres, 300.870. O tipo de câncer mais incidente em ambos os sexos será o de pele não melanoma (175.760 casos novos a cada ano), o que corresponde a 29% do total estimado.

Depois desse, para os homens os cânceres mais incidentes serão os de próstata, pulmão, cólon e reto, estômago, cavidade oral, esôfago, bexiga laringe e leucemias .

Entre as mulheres, mama,cólon e reto, colo e útero, pulmão, estômago,corpo do útero, ovário, glândula tiróide e linfoma não-Hodgkin.

Atualmente, o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, com 190 mil óbitos por ano.