O projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Meireles (MDB), que dispõe sobre a política pública de prevenção de enchentes e alagamentos por meio do dispositivo chamado “boca de lobo inteligente” como forma de prevenção às enchentes do município de Aquidauana, foi apresentado e lido em Sessão Legislativa.
Conforme revela o parlamentar, a propositura visa a materialização desse medida , que acrescenta também outros desastres naturais relacionados ao entupimento das galerias de águas pluviais.
Esse projeto, acrescenta, busca criar alternativas que melhorem o sistema de drenagem das águas pluviais, além de facilitar o manuseio dos operadores da limpeza pública municipal, eliminando os excessos de esforço físico na atividade de manutenção e conservação e a exposição de agentes nocivos à saúde do trabalhador, durante a limpeza desses bueiros sem a instalação das caixas coletoras ou gaiolas.
Segundo ele, a medida visa ainda formar políticas de educação e conscientização ambiental, procurando trabalhar possibilidades que agreguem cuidados e zelo pelo meio ambiente.
“Essa atitude tem também intenção de promover a capacidade em criar meios inteligentes em solucionar problemas que afetam o cotidiano das pessoas, gerando transtornos desnecessários e que muitas vezes ou na maioria das vezes têm uma resposta benéfica imediata.”, completa.
O projeto será encaminhado as Comissões Permanentes da Casa de Leis a fim de ser analisado do ponto de vista legal e constitucional antes de seguir ao plenário para discussão e votação.