O projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Meireles (PSB), que institui o programa “Meu Primeiro Emprego” no município de Aquidauana para contratação de iniciantes no mercado de trabalho, foi apresentado e lido em Sessão Legislativa.
Conforme destaca o parlamentar, líderes da história, o ex-presidente americano Ronald Reagan, afirmava com convicção: “O melhor programa social é um emprego”. É clara e evidente a problemática que envolve a juventude de todo país.
Assim sendo, Meireles apresenta esse projeto, que visa proporcionar oportunidades aos jovens que buscam dar início a sua vida profissional, nas mais diversas áreas laborais.
“É notório que a falta de recursos financeiros ou oportunidades de qualificação adequada tem levado um número significativo de jovens a não corresponder de forma satisfatória e tempo ideal as atividades oriundas de processos laborais juntos às organizações, sendo altamente prejudicados no seleto mundo das oportunidades profissionais”, comenta.
Ele acrescenta, que faz necessário o Poder Público buscar e promover alternativas para propiciar aos jovens iniciantes e com baixa renda familiar uma preparação de qualidade para adquirir os conhecimentos necessários para iniciar uma carreira profissional profícua e de sucesso.
Para o vereador essa qualificação e inserção no campo de trabalho para os jovens em busca do primeiro emprego são tão necessárias quanto à requalificação de quem se encontra na condição de desempregado e não possuem alternativas de galgarem a qualificação sem comprometer o sustento familiar.
“A carreira profissional dos nossos jovens além do comprometimento pessoal depende deste incentivo do poder publico, no oferecimento de uma qualificação adequada, que fará o diferencial quando atuarem nas mais diversas atividades, contribuindo significadamente com a sua entrada e permanência no mercado de trabalho, além de fortalecer o crescimento do setor, combatendo o desemprego e distribuindo renda às famílias dos qualificados”, finaliza.
O projeto, encaminhado às Comissões Permanentes da Casa de Leis, será submetido à análise dos vereadores e parecer técnico, jurídico antes de ser enviado ao plenário para discussão e votação durante Sessão Legislativa.