O projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Meireles (PSB), que concede benefícios para doadores voluntários de sangue, foi aprovado pela Câmara Municipal.
Segundo o autor, a medida tem por objetivo fortalecer a doação de sangue na cidade em virtude das dificuldades enfrentadas pelo hemocentro local em manter estoques.
Conforme explica o parlamentar, a situação do sangue no Brasil melhorou imensamente após a proibição de seu comércio pela Carta de 88. Contudo, acrescentou, o País e não diferente do município vive uma crise vertiginosamente e os bancos de sangue têm sido incapazes de atender a demanda diária, fato que tem provocado perdas de vida, que poderiam ser evitadas se houvesse um grande numero de doadores permanentes.
Para o parlamentar, a quantidade de pessoas que realizam concursos é crescente e atualmente são milhões de brasileiros envolvidos nesse processo.
“Trata-se, sem dúvidas, de uma oportunidade relevante para estimular especificamente os aquidauanenses pela isenção da taxa de inscrição, ou seja, os que realizam concurso a se tornarem doadores de sangue”, completou.
Portanto, o projeto objetiva oferecer mais uma alternativa de estímulo para ampliar o cadastro e a captação de doadores de sangue regulares.
A matéria para entrar em vigor depende do crivo do prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), que pode sancionar ou vetá-la em conformidade com a legislação vigente.