O pedido para se viabilizar 16 ordenhadeiras mecânicas para o município foi solicitado pelo vereador Anderson Meireles (PSB) ao presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, por meio de Indicação.
Conforme justificativa do parlamentar, hoje há quarenta pequenos produtores inscritos no “Programa Leite Forte”, porém, somente 24 possuem o kit para a produção leiteira.
“Com a aquisição de novos equipamentos (ordenhadeiras) todos terão condições de produzir em maior quantidade o leite, o que irá fortalecer a agricultura familiar”, observou.
Segundo Meireles, o apoio da Agraer será de fundamental importância para fortalecer e expandir a produção leiteira na área de agricultura familiar com a geração de emprego e renda no município.
Outra solicitação ao presidente do órgão refere-se a um pedido de resfriador de leite para atender os pequenos produtores do distrito de Cipolândia. De acordo com ele, o aumento da conservação do leite, resultante do resfriamento, trás vantagens, como por exemplo, redução de custos, sabor mais agradável, redução da quantidade de leite desclassificado por acidez e maior flexibilidade de processamento de derivados de melhor qualidade (creme, manteiga, queijo, iogurte, etc), além de possibilitar a coleta em dias alternados.
A ultima reivindicação do parlamentar, porém, à deputada federal Tereza Cristina (PSB) refere-se ao pedido de duas patrulhas mecanizadas para atender o município, especificamente os pequenos produtores rurais e as comunidades indígenas com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar.
“O atendimento à nossa reivindicação beneficiará aqueles que, mesmo nas adversidades, respondem por grande parte dos alimentos expostos à mesa dos aquidauanenses”, conclui.