A extensão do programa Saúde do Homem e da Mulher Rural para atender os trabalhadores e produtores rurais da Fazenda Primavera, localizada no município de Aquidauana. foi reivindicada pelo vereador Sebastiãozinho do Taboco (PSDB) ao diretor presidente do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), José Aloísio Rohr; ao presidente do Sistema Famusul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, e ao presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, Paulo Ricardo Chedid, por meio de Indicação apresentada em plenário.
Conforme informa o parlamentar, criado em 2016, o programa já atendeu 13 mil pessoas no nosso Estado. Segundo ele, é muito importante porque proporciona a prevenção ao homem e mulher do campo.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo que mais acomete homens, e o de mama é o que mais atinge as mulheres.
Essa ação, ressalta, é muito importante porque proporciona a prevenção desses dois tipos. Com consultas das especialidades de urologia, ginecologia e dermatologia, o programa também oferece exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), preventivos, testes rápidos, palestras e orientações de saúde e assistência social.
Assim sendo, Sebastiãozinho espera que essa proposta seja acolhida de modo que se possa ofertar uma melhor qualidade de vida a essa população, pois a prevenção é o meio mais rápido e certeiro para resolver e minimizar os problemas de saúde desses moradores.