O vereador Wilson Vicente Ferreira (PT do B) quer que o diretor municipal de Trânsito, Clóvis Ecônomo Junior, determine a fiscalização e proibição de bicicletas que circulam contramão nas ruas Estevão Alves Corrêa e Pandiá Calógeras, nesta cidade.
Conforme declarou, atualmente a bicicleta é utilizada em larga escala e como forma de lazer e locomoção, principalmente por trabalhadores e estudantes. Contudo, esse deslocamento no trânsito tem gerado conflito entre ciclistas, pedestres e motoristas por causa de comportamentos desrespeitosos no trânsito.
O parlamentar acredita que essa medida vem ao encontro do município, ou seja, criar condições seguras de fiscalização para a integração dos ciclistas ao sistema de tráfego, a partir da proibição da contramão da direção; passeio nas calçadas; transitar fora da faixa de rolamento; desrespeitar a sinalização “Pare”; cruzar inadvertidamente vias preferenciais; e avançar semáforos em vermelho.
“Assim, espero que essa proposta seja atendida o mais breve possível a fim de proporcionar aos munícipes tranquilidade e segurança”, comentou.
Ele quer, também, que o diretor de Trânsito determine a fiscalização e proibição das motocicletas que estacionam nas vagas dos carros, na área central da cidade, e que vêm gerando transtornos e aborrecimentos.
Wilson esclareceu que existem áreas demarcadas para o estacionamento das motos, porém, é necessário respeitá-las. Por isso, acrescentou, a medida sugerida irá manter a segurança e ordem no trânsito, tendo em vista que o fluxo de veículos automotores é intenso no centro, diariamente.